Em turnê pela Europa, desde a primeira semana de outubro, o cantor e compositor Pernambucano André Rio esteve no Instituto Pernambuco Porto, em Portugal, nos dias 9 e 15, em show intimista ao lado do maestro Fábio Valois e o multiinstrumentista Luciano Magno.
Desde 1998, André vem difundindo a música pernambucana para o continente europeu, durante o verão do continente. O projeto Viva Pernambuco foi concebido por André Rio, na volta de uma viagem a Lisboa, com o intuito de fortalecer a Cultura Musical da sua terra pelos quatro cantos do planeta. O show passeia por todos os ritmos da música pernambucana e do nordeste brasileiro, contando sempre com convidados, que representam a música brasileira.
Ritmo, belas melodias, poesia e força interpretativa. Estes são o cerne do concerto, que promete sacudir o velho continente durante o mês de outubro e novembro. Em mais de 20 anos de projeto, André Rio já teve como convidados Naná Vasconcelos, Elba Ramalho, Alceu Valença, Benil, Cristina Amaral, Alcimar Monteiro, Lula Queiroga, Ed Carlos, Paulinho Leite, Maestro Spok, entre outros grandes nomes.
O espetáculo é um verdadeiro mosaico de ritmos e tendências que circundam a cena pernambucana e nordestina e traz no seu repertório, músicas de verdadeiros ícones da nossa cultura, como: Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Paulo Diniz, Capiba, Getúlio Cavalcanti, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro e trabalhos autorais de André Rio, com o intuito de promover e divulgar o grande potencial turístico-cultural da região.
“É muito bacana poder tocar a música de Pernambuco e do nordeste brasileiro, que se caracteriza por um ritmo muito forte, muito latente, que mexe com as pessoas por dentro. Toca o coração de todos, inclusive quem não entende nossa língua, como por exemplo, o público alemão, suíço, italiano. É lindo perceber que, ainda assim, existe uma identificação muito grande com a ritmia do nordeste brasileiro com o frevo, o baião, o xote, o maracatu”, conta André. André Rio em Viva Pernambuco é o Brasil cantado em verso, música e ritmo!