Nem faz muito tempo que o cantor e compositor andre L.R. mendes lançou o álbum “Manda Notícias” ( Novembro 2020 ) mas o desejo de criar não o deixou parar por muito tempo de compor e registrar novas canções. Logo em Janeiro de 2021 andre já estava compondo novas músicas…até agora já foram quatro compostas e gravadas pelo artista…e chegou a hora de entregar a primeira: “Beatriz”.

Durante um tempo andre ficou em dúvida se era hora de lançar novas canções…não pela proximidade com o lançamento do disco “Manda Notícias”…mas pelo momento triste e pesado que o Brasil tem vivido nesse início de 2021, em que, um ano após o início da pandemia, o país é atualmente o epicentro da covid-19 no mundo.

Mas qual é a função de um artista num momento tão difícil como esse que estamos vivendo? Fazer pensar ou entreter para dar momentos de leveza. E é pro caminho da leveza que o single “Beatriz” nos leva.“Beatriz” é uma ficção que acontece num ambiente bastante conhecido pelo compositor: a Cidade Baixa da cidade de Salvador/Bahia…mais precisamente no bairro do Bonfim ( onde andre mora desde que nasceu ) e conta a história de um improvável (?) encontro entre um homem que leva a vida no esquema “pouco aproveito/pouco sofro” e uma turista que veio à Bahia pagar uma promessa na Igreja do Bonfim ( famosa pela festa popular da lavagem das suas escadarias que acontece anualmente na segunda Quinta-feira do mês de Janeiro ) e como esse encontro muda o modo de viver do protagonista.

Lançar uma canção de amor é um movimento consciente de andre, uma opção pelo belo, pelo leve como resposta e resistência à dias tão duros como estão sendo os atuais. Mais uma vez, andre faz tudo na “linha de produção” da canção: composição, produção, arranjo, gravação, toca todos os instrumentos e canta, faz a mixagem e masterização…mas dessa vez tem uma participação: Cintia M. ( esposa de andre ) faz uma locução que dá um clima cinematográfico à faixa.“Beatriz” está disponível em todas as plataformas de música e no YouTube.

Ouça “Beatriz”: https://youtu.be/5JEdBn1-9xA

image.png

Breve biografia:

andre L.R. mendes nasceu numa casa onde sempre se ouviu e tocou muita música. Ele iniciou sua carreira em meados dos anos 90 na banda de rock Maria Bacana, que foi descoberta e lançada pelo selo Rock it!, do guitarrista Dado Villa-Lobos (Legião Urbana) e ficou conhecida pela música “Repeat, Please!” (andre L. R. mendes), que teve clipe em alta rotação na MTV Brasil e nas rádios rock de todo o país. A Maria Bacana chegou a ser considerada banda revelação pela revista Bizz em 1997, porém não teve continuidade por diversos motivos e, no início de 2000, encerrou suas atividades.


andre passa alguns anos tocando com amigos até que em 2011 decide lançar seu primeiro disco solo “Bem-vindo à Navegação”. Por ser um compositor hiperativo, ele decide lançar um álbum por ano, o que faz de 2011 a 2016, quando resolve parar essa sequência anual por um motivo nobre: um novo disco da Maria Bacana pra comemorar os vinte anos de lançamento do disco. Novamente andre assina todas as composições.

Em 2020 andre lançou uma série de singles que, no final daquele ano, foram compilados no álbum “Manda Notícias.

Em 2021, ano em que andre completa 10 anos de carreira solo, o cantor promete muitos lançamentos musicais pra comemorar a data.
Pra acompanhar as novidades, é só seguir o instagram dele: http://instagram.com/andrelrmendes e acessar seu site oficial: http://andreLRmendes.com.br

Ficha técnica “Beatriz”:

Faixa composta, arranjada, gravada, tocada, cantada, mixada e masterizada por andre L.R. mendes na sala da Casa Amarelo Ouro usando um Ipad, um microfone, um violão e uma guitarra.

Locução: Cintia M.

Capa/projeto gráfico: andre L.R. mendes

Crédito da foto de divulgação: Cintia M.

andreLRmendes www.andreLRmendes.com.br