O cantor, compositor e multi instrumentista fluminense Anderson Batista segue homenageando suas origens ao apresentar “Pra Fazer Valer”, primeiro single de seu EP homônimo. O sambalanço, o charme e o groove da música carioca embalam a canção, que valoriza a proximidade das raízes. A faixa está disponível nas plataformas e ganha um clipe.
Ouça “Pra Fazer Valer”: https://onerpm.link/
Assista a “Pra Fazer Valer”: https://youtu.be/LmiEjl8lmpc
Oferecendo um novo olhar para ritmos associados a décadas passadas, Anderson Batista mescla tambores à guitarra do soul, une programações e sintetizadores. Na letra, aborda a importância de reconhecer nossos territórios, sejam eles espaciais ou afetivos. “Pra Fazer Valer” surge exatamente desse espaço: a música foi inspirada pelas vivências do músico nos bailes charme no subúrbio do Rio, no fim dos anos 90 e início dos 2000.
Foi esse o universo sonoro explorado por Anderson Batista, somado ao conhecimento sobre música groove brasileira que o arranjador e produtor musical Glaucus Linx adquiriu ao lado de artistas como a Banda Black Rio, Bebeto, Alabê Ketu Jazz, entre outros. A gravação conta ainda com a participação dos músicos Thay Mavigno, Sandro Lustosa (Seletores de Frequência), Marcus Kenyatta e Marcos Antonio Alcides.
O single vem na esteira de uma sequência ousada para Anderson Batista, que no fim de 2021 lançou sua interpretação de “Emílio”, composição de um dos maiores ícones do sambalanço, Jorge Ben Jor, eternizada pelo Timbalada. Na nova versão, Batista propõe um caldeirão sonoro onde o samba rock se encontra com o soul, o afrobeat e o jazz.
Assista a “Emílio”: https://youtu.be/KrlCbMO4goU
Essa mescla de ritmos dá o tom do EP “Pra Fazer Valer”, que marcará a estreia solo de Anderson Batista após uma experiência no cenário musical carioca ao longo dos últimos anos. A proposta é promover a união entre seu passado e o presente.
“É uma festa onde se encontram sintetizadores e o rum, agogô e programações, a Bahia e o Rio, um mistura de gêneros e ritmos que grita pela valorização das nossas vivências”, adianta Anderson.
Enquanto isso, é possível ouvir “Pra Fazer Valer” e “Emílio” nas principais plataformas, e os clipes, no canal de YouTube do artista.
Crédito: Alessandra Lima
Ficha técnica
Intérprete – Anderson Batista
Compositor – Anderson Batista
Arranjos – Glaucus Linx e Anderson Batista
Direção Musical – Glaucus Linx
Produção Musical – Alvorecer Cultural
Músicos – Anderson Batista (voz, violão 6 cordas), Glaucus Linx (Piano elétrico, synths e sax), Sandro Lustosa (Percussão), Marcos Antonio Alcides (Percussão), Marcus Kenyatta (Guitarra) e Thay Mavigno (Backing Vocals)
Mixagem/Masterização: Guilherme Medeiros
Videomaker – Gabriel Baron
Edição – Gabriel Baron
Direção – Gabriel Baron
Roteiro – Anderson Batista e Gabriel Baron
Produção Executiva – Juliana Rufino
Direção de Produção – Thais Lefundes
Rotoscopia – Xandy Lima
Drone – Nero
Atores / Dançarinos – Marcus Alves, Bruno Ferraz. Larissa Ferraz, Mariana Farias e Jeferson Fonseca
Realização – Alvorecer Cultural
Letra
Pra fazer valer, crescer
Pra fazer valer, tem que fortalecer
As raízes
Pra fazer valer, crescer
Pra fazer valer, tem que fortalecer
As raízes
Mas há de se acostumar
Batalhas a vida inteira vai ter que enfrentar
Sem fé impossível levar
Pois a força emana direto do seu protetor
Pra fazer valer, crescer
Pra fazer valer, tem que fortalecer
As raízes
Pra fazer valer, crescer
Pra fazer valer, tem que fortalecer
As raízes
Sozinho não há de atravessar
As trilhas escuras da mata vão te machucar
O bem, tente então emanar
Nessa vida somente o que importa é o tal do amor
Pra fazer