Ambiente é uma sala de jogos que traz uma proposta versátil e convida ao convívio longe das telas. A mostra de decoração acontece no Edifício Chanteclair, no Recife Antigo

As arquitetas Ana Moura e Ana Higinoapresentam na CasaCor PE 2023 o ambiente NO.ABRAÇO. O espaço convida a explorar, conectar e celebrar a magia da arquitetura e do design conversando com o tema da mostra de decoração 2023, que é “Corpo e Morada” – um entendimento da casa como uma extensão do corpo. O ambiente foi meticulosamente projetado como solução de arquitetura para desvincular a família do ritmo frenético do dia a dia, convidando para vivência de momentos por meio de jogos, leitura e instantes de relaxamento.

“Adentrar o espaço NO.ABRAÇO é como ser envolvido por um abraço caloroso e convidativo, onde os conceitos de conforto, aconchego, paz e tranquilidade ganham vida”, revelam as arquitetas Ana Moura e Ana Higino. A ideia das profissionais foi compor uma sala de jogos que traduz o verdadeiro sentido da interação entre as pessoas com conforto e funcionalidade, um lugar versátil onde os bons momentos vividos vão ficar na memória.

Foto: MCA ESTÃ_DIO

Um grande painel do teto ao chão captura o visitante do corredor da mostra para dentro do espaço. A versatilidade é ponto marcante do projeto. As arquitetas querem provocar nas pessoas que adentrarem  NO.ABRAÇO  um mergulho na imaginação. “Nosso espaço pode ser visto como aquela sala íntima de um apartamento, casa de praia ou de campo ou o living de um casal jovem. O projeto é versátil. Queremos que as pessoas sintam o aconchego e desejem viver em um ambiente assim desconectado de telas”, revela Ana Higino.

Ana Moura e Ana Higino buscaram referências comportamentais para a concepção do ambiente. “Com a pandemia, aumentou o tempo de convivência das famílias  em  casa e os jogos de tabuleiro passaram a ser mais uma alternativa de diversão e conexão. Acreditando nisso, trouxemos uma proposta para que esse ambiente ajude na permanência deste hábito de uma forma gostosa e confortável”, conta Ana Moura.

Para criar uma atmosfera relaxante, as arquitetas optaram por uma paleta de cores tendo o branco base, característica dos projetos de Ana Moura e Ana Higino, mas desta vez elas ousaram usando o tom chocolate aplicado no teto unindo-se à fluidez do mobiliário. A ambientação cria vários recantos dentro da sala, estilo sempre presente nos projetos da dupla, proporcionando convivência harmoniosa de várias atividades simultâneas. O conforto também aparece na escolha das peças de mobiliário, a exemplo do Sofá Hadid, em homenagem à arquiteta Zaha Hadid,  em  knit, tecido de alta performance exclusivo da Sierra Móveis. Merecem destaque, o totó/pebolim da Mula Preta, a mesa de jogos da Sierra, a mesa de centro Pétala, da década de 60, assinada pelo designer Jorge Zalszupin, garimpada em antiquário, e a cadeira Stingray, de Thomas Pedersen.

O colecionismo, marca registrada das arquitetas, está presente na estante que também revela que o espaço é lugar de leitura. As obras de arte intrigantes e inusitadas provocam o imaginário e trazem ainda mais alma ao projeto. Entre os destaques, um quadro do artista plástico pernambucano José Patrício e uma tela de Marcelo Solá instalada sobre o painel de lona tensionada. O ambiente também abraça artistas contemporâneos, como Almandrade, Isabela Cribari, Bruno Alheiros, Márcio Almeida, além de clássicos como Volpi. Do artista pernambucano Marcelo  Silveira, o ambiente traz a escultura de madeira A Gaivota e a escultura em acrílico Sensor 2. A obra Fósforos, de Renato Gosling, traz mensagens para reflexão. Também compõem o ambiente serigrafias de Hildebrando de Castro, Barsotti e Sérvulo Esmeraldo.

Nesta mostra, o escritório Ana Moura Ana Higino Arquitetos Associados conta com o apoio de vários parceiros, entre eles: Sierra Móveis, Target Engenharia, Atmosphera Plantas e Paisagismo, Tintas Coral, Vivix Vidros Planos, Light Design, Italica Casa, Pleno Revestimentos, Marmoshop, JN Glass, Amparo 60, Numero Galeria, Léo Decor, Habitare, Cerbrás, Techinblue, Argamassa Solos Santini, Moisés Marceneiro, Carlos Marceneiro, Santa Luzia Rodapés, Adroaldo Tapetes, Grillo Conceito, Grupo Cobogó e  projeto de iluminação do light designer Carlos Fortes, que também assina a iluminação das quatro fachadas do Edf. Chanteclair, que abriga a Casa Cor PE.

Esta é a terceira participação de Ana Moura e Ana Higino na CasaCor PE, que se soma a outras mostras de decoração que já assinaram no estado. A CasaCor PE abre ao público no dia 22 de setembro e segue até 05 de novembro. O evento acontece no Edifício Chanteclair, com acesso pela Rua Vigário Tenório, no Bairro do Recife.

Ana Moura Ana Higino Arquitetos Associados

@anamouraanahigino

Rua Padre Carapuceiro 752 – Sala 703 – Boa VIagem – Recife -PE

Ana Moura (81) 99631-8762

Ana Higino ( 81) 99469-7585

Telefones: (81) 3072-5755 / 99183-2129