Foto: Eduardo Santos – Senac PE
Estudantes desenvolveram projeto relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Uma equipe formada por seis alunos do Mediotec Senac Recife venceu a etapa regional do NASA Space Apps Challenge 2024, maratona de programação promovida pela incubadora da agência espacial norte-americana. O resultado foi anunciado na noite dessa quinta-feira (10) durante cerimônia no Babylon Station, localizado no Paço Alfândega, no Recife Antigo.
A equipe vencedora se chama Fulô de Mandacaru e é formada por Heitor Sette, Lucca Spinelli, Camilla Uchôa, Jackis Yuri, João Vitor e Daniel Dantas. Eles desenvolveram o projeto Florescer, uma plataforma online que propõe auxiliar professores e conscientizar alunos sobre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da Organização das Nações Unidas (ONU). A ideia é que os estudantes desenvolvam soluções para problemas reais enquanto se preparam para o futuro profissional.
“A equipe inteira não sabe nem descrever o quanto está feliz e realizada por todo o acontecimento. É uma conquista surreal para nós, estudantes do 2° e 3° ano do ensino médio, e que demonstra o empenho e a dedicação que colocamos nesse projeto”, afirma Camilla Uchôa, CEO da equipe. “É uma felicidade enorme saber que todo o nosso trabalho valeu a pena. Ver o resultado de tanto esforço e dedicação ser reconhecido é simplesmente indescritível”, completa.
Como premiação, a equipe do Senac levou para casa, além do troféu, um curso sobre empreendedorismo espacial, oferecido pela Academia do Espaço, e seis meses de curso de inglês na plataforma Becourse. Os estudantes também farão uma imersão na trilha da natureza com a equipe local da NASA e visitarão a NTTData, uma das maiores consultorias de TI e Negócios do mundo. A empresa, cuja sede fica em Tóquio, no Japão, possui uma unidade no Bairro do Recife.
Para o professor Ivo Leonardo Vila, um dos orientadores da equipe Fulô de Mandacaru, o sentimento é de dever cumprido. “Sempre acreditei no potencial deles. Entramos de cabeça no projeto e todo o grupo estava confiante com o resultado que poderia vir”, conta Ivo. Já para o professor André Nascimento, que também ajudou na mentoria do projeto, é uma satisfação ver os estudantes alcançando espaços que eles não acreditavam que seria possível. “Eles estão vendo que têm o talento e as competências desenvolvidas o suficiente para conseguir superar os desafios”, diz.
Segundo Leda Laura Campos, coordenadora do Mediotec Senac Recife, a experiência dos alunos no NASA Space Apps Challenge 2024 vai muito além da premiação. “Ela desperta nos nossos jovens a importância de se projetarem para o futuro, guiados por seus sonhos, projetos de vida e carreiras promissoras. Eles são a prova de que, quando talento e colaboração se encontram, o céu não é o limite, mas o ponto de partida”, destaca.
Com a vitória, a equipe do Senac concorrerá agora na competição global, cujo resultado será divulgado no dia 29 de outubro. Já os finalistas globais serão anunciados no dia 14 de novembro, com os vencedores sendo conhecidos no dia 16 de janeiro de 2025. Os ganhadores terão a chance de conhecer a NASA nos EUA.