Eles participam do curso de extensão “Açúcar em Todos os Sentidos” promovido pelo UniFBV|Wyden

Alunos do Instituto de Cegos do Recife (IAPQ) serão os responsáveis pelo menu do almoço promovido amanhã (29), pelo UniFBV/Wyden para receber a comitiva da universidade de Chamberlain, dos Estados Unidos. Eles participam do curso de extensão “Açúcar em Todos os Sentidos” do centro universitário, idealizado pela professora de gastronomia Nina Burkhardt.

O projeto “Açúcar em Todos os Sentidos” tem como objetivo ensinar técnicas de confeitaria para pessoas com deficiência visual, em parceria com o Instituto de Cegos. Ele começou quando Nina percebeu, por meio de um utensílio específico de cozinha – a pinça marcadora -, que pessoas com deficiência visual também teriam a capacidade de criar tortas, bolos e demais artes culinárias. Totalmente gratuito, o projeto tem apoio dos alunos e professores de gastronomia do Centro Universitário UniFBV|Wyden, que junto com a professora, transmitem seus conhecimentos aos participantes.

Hoje, participam do curso de extensão nove alunos do Instituto de Cegos do Recife, aprendendo a criar bolos, tortas, doces e salgados de festa. O segundo módulo do “Açúcar em Todos os Sentidos”, que dura três meses, encerra no dia 06 de junho, com aula especial ministrada pelo chef do restaurante Oleiro, Claudemir Barros, um dos nomes de destaque na culinária pernambucana e que concorre como chef do ano no “Prazeres da Mesa”, principal concurso de gastronomia do Brasil. 

No menu de almoço da comitiva, mix de folhas verdes com carambola; vinagrete agridoce, arroz ao jasmim, hibisco e amora; purê de grão de bico; rolinhos de frango a Kiev e de sobremesa, rosetas de maçã com massa folhada e caramelo salgado.