Intenção é conseguir apoio para transformar a ideia em aplicativo e aproximar ainda mais quem quer ajudar e quem precisa. O software foi vencedor em competição do Porto Digital
Uma ideia que surgiu em uma competição virtual pode ser colocada em prática para aproximar, no mundo real, ainda mais aqueles que querem ajudar e os que precisam. É o Together, uma solução (software) que foi criada por alunos de pós-graduação em Desenvolvimento de Software, do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), para o “Desafio Quarentena”, realizado pelo Porto Digital. Eles concorreram com outros dez projetos de diferentes instituições de ensino de Pernambuco e conquistaram o primeiro lugar na prova.
A ideia inicial da plataforma é a doação direta de alimentos de pessoa para pessoa. Ainda mais nesse período de pandemia. Mas existem outros quatro eixos que também poderão ser oferecidos no futuro: emprego, celular ou tablet para estudo, apoio emocional e orientação educacional e empreendedorismo. A solução ainda está em fase de melhoria e não está disponível ao público. Mas a vontade desses idealizadores é transformá-la em um aplicativo. “Estamos buscando parcerias. Com apoio de investidores ou através de seleção para incubadoras, queremos tornar o Together uma realidade para reduzir os impactos da pandemia e melhorar a vida das pessoas, unindo diferentes realidades”, defende Clérison Souza, aluno e um dos participantes da equipe vencedora.
Segundo o estudante de pós-graduação da Unit-PE, o foco inicial é atender a comunidade do Pilar. Para isso, é feito um cadastro tanto do doador quanto do beneficiário, que interagem antes. Por meio do aplicativo, há a desburocratização do processo e agilidade do objetivo final: a entrega e com transparência. Os itens também poderão ser adquiridos em parceiros, inclusive em pequenos estabelecimentos do local ou entorno. Participaram do projeto vencedor os estudantes Ayres Correia, Jonata Arruda, Fernando Filho, Mariana Neves, Samuel Melo, Clérison Souza, Gilcele Nicoles. A mentoria do projeto foi realizada pela professora Márcia Vanderlei.