Metodologia canadense incentiva paixão pelo estudo desde cedo, autonomia e abordagem científica para a busca de respostas
Mesmo durante a pandemia, os alunos Maple Bear, rede de escolas bilíngues com metodologia canadense, mantiveram a paixão pelos estudos e conquistaram destaque em duas olimpíadas educacionais nacionais e uma internacional, nas áreas de Ciências, Matemática e História. As competições foram realizadas todas de forma online e, embora tenham contado com a orientação e supervisão de professores, demandaram ainda mais esforço e disciplina por parte dos alunos.Um dos vencedores é o estudante Bruno Bonin Krug, da Maple Bear Alphaville (Grande São Paulo). O jovem, de 15 anos, levou a medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), uma das principais competições estudantis da área. A iniciativa, desenvolvida de forma 100% online por meio de provas, também premiou o aluno Heiki Saga Koike da mesma escola, que conquistou a medalha de bronze.
A ONC se destina a estudantes do Ensino Médio e do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental, integrando o Programa Ciência na Escola. É promovida pelas sociedades científicas: SBF (Sociedade Brasileira de Física), ABQ (Associação Brasileira de Química), Instituto Butantan, Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Segundo Bruno, a área científica sempre lhe chamou a atenção. “Quando comecei estava um pouco tenso, achei a segunda fase bem mais complicada que a primeira, e fiquei surpreso com o resultado. Com todo o estudo entendo que tudo o que fazemos pode ser analisado através da ciência, pois existem átomos em todos os lugares, ângulos, resistências etc. Gosto de entender essa relação e perceber o quanto de ciência existe por trás das coisas”, comenta o adolescente que participa desde pequeno deste tipo de olimpíada.
Na Maple Bear Alphaville, as Ciências da Natureza são trabalhadas por meio da experimentação, coleta e análise de dados, literatura científica e conexões com o dia a dia dos estudantes. “A Ciência é importante para compreendermos o mundo ao nosso redor, desenvolvermos o questionamento e a solução de problemas, acompanharmos os avanços científicos e tecnológicos nas diferentes áreas para tomarmos decisões informadas e conscientes que favoreçam nossa saúde, bem-estar, e a utilização de recursos naturais de maneira mais sustentável”, explica Ana Carolina Lourenço, professora orientadora dos estudantes da Maple Bear na olimpíada.
E não é somente de Ciências que vivem os alunos da Maple Bear, o que comprova que a metodologia canadense prepara os alunos para os mais diversos desafios. A escola de Natal (RN) conquistou medalhas de ouro, prata e bronze na Olimpíada Canguru de Matemática, uma competição internacional anual para estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. A participação na competição foi opcional, no entanto, mais de 50% dos alunos da escola realizaram a prova, que foi aplicada em língua inglesa. Receberam medalhas os estudantes Laura Medeiros (ouro), Ricardo de Medeiros e Henrique Matheus Moreira (prata), Izabela Mendes, Pedro Medeiros e Júlio Chaves (bronze). Além disso, 11 alunos foram agraciados com medalhas de honra ao mérito.
Para Alex Alvarez, professor de matemática do 5º e 8º anos, a prova é bastante interessante, pois por meio dela os alunos lidam com todos os eixos matemáticos, principalmente com raciocínio lógico. Sobre o resultado, ele avalia: “Excelente. É o resultado de uma preparação de anos que eles vêm tendo dentro da escola para entender os procedimentos matemáticos. A participação faz engajar os alunos no aprendizado, pois eles colocam em prática o que aprendem em sala de aula”.
A Maple Bear Natal também participa da Olimpíada Nacional de História do Brasil, que é um projeto de extensão da UNICAMP, já tendo chegado a última fase. Os alunos Theo Bessa, André Bessa e Gabriel Diniz participarão das fases seguintes representando a escola. Para o orientador Jefferson Heitor, professor do 6º ao 8º ano, “o mais interessante é que a Olimpíada proporciona um estudo crítico da História do Brasil, o que soma muito no processo de ensino e aprendizagem”.
Sobre a Maple Bear
Com origem em North Vancouver, British Columbia, Canadá, e com 557 escolas em 30 países, atendendo mais de 38 mil alunos, a Maple Bear Canadian School é líder mundial em educação bilíngue, oferecendo ensino Infantil, Fundamental e Médio de alta qualidade, fundamentado nas práticas que posicionam a educação canadense entre as melhores do planeta. Ministrada em um ambiente seguro e estimulante e com uma abordagem multicultural e centrada no aluno, a metodologia Maple Bear desenvolve a curiosidade, a imaginação, a experimentação e a descoberta, despertando nos alunos uma verdadeira paixão por aprender ao longo de toda a vida. Presente em todos os estados brasileiros e com 159 escolas, a Maple Bear é também parte das operações do Grupo SEB – um dos maiores grupos educacionais do Brasil e do mundo.