O cantor, compositor e realizador audiovisual Almir Chiaratti continua sua busca por uma visão contemporânea das raízes na canção brasileira e está de volta com o lançamento do seu novo clipe “Toada do Mundo”. A música, que apresenta uma fusão de ritmos, com influências do Funk carioca, Rock e MPB, é uma ode à experimentação musical sem rótulos e é um prelúdio das novas andanças criativas do multiartista e faz parte do disco “Frágil”, de 2021.
Assista a “Toada do Mundo”: https://youtu.be/
Ouça “Frágil”: https://ingroov.es/
A produção musical de “Toada do Mundo” ficou a cargo de Federico Puppi, que contou com a colaboração de Jr. Tostoi para criar os arranjos de guitarra, complementados pelas percussões habilidosas de Marco Lobo. Essa colaboração resultou em uma mistura sonora rica e envolvente, que desafia as convenções musicais.
“Essa geléia geral me interessa muito, fazer música além dos rótulos de prateleira e arriscar boas combinações mesmo que não usuais”, resume Almir.
O clipe da música se destaca pela sua estética única, explorando os contrastes entre a beleza natural da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, onde Almir Chiaratti cresceu e reside, e a presença perturbadora do lixo na Baía de Guanabara. As imagens capturam a majestade do horizonte, com vistas panorâmicas do Centro da cidade, a Igreja da Penha, a Região Serrana e a Ponte Rio-Niterói, contrastando com a triste realidade das praias poluídas por resíduos.
O clipe também conta com participações especiais da dançarina Gabriela Blackbarbie e de Bruno França, interpretando o personagem Tecnocurupira, que faz parte da conhecida Trilogia Frágil de Almir Chiaratti. A indumentária do Tecnocurupira é uma criação de Rui Cortez, feita inteiramente de lixo reciclado, que simboliza os efeitos do superconsumo tecnológico. Os figurinos do clipe, assinados por Gustavo de Carvalho, são produzidos a partir do reaproveitamento de têxteis descartados, seguindo técnicas de upcycling com tecidos de brechós e conta ainda com apoio da Converse.
O cenário escolhido para a produção do clipe é a própria Ilha do Governador, com locações que incluem a pista de skate do Cocotá, a pedra da Onça e a área de apoio do Aeroporto Internacional Tom Jobim, em Tubiacanga. Essa escolha não apenas realça a beleza visual do bairro, mas também reflete o orgulho que Almir Chiaratti sente por seu bairro.
A novidade vem para somar a uma carreira já prolífica. Almir Chiaratti é um artista multifacetado, cuja carreira solo teve início em 2015 com o álbum “Bastidores do Sorriso”, influenciado pela MPB Tropicalista dos anos 70. Em 2021, lançou o segundo disco, “Frágil”, produzido por Federico Puppi, que recebeu indicações ao Grammy USA (com Sergio Mendes) e ao Grammy Latino (com Maria Gadú). Sua atuação na área teatral também é reconhecida, com prêmios e projetos que unem música e poesia. No fim do ano passado, lançou seu primeiro livro, “Fissão: Juntar Sílabas Como Quem Separa Átomos”, na 20ª FLIP, em Paraty, pelo selo doburro.
Compre “Fissão: Juntar Sílabas Como Quem Separa Átomos”: https://bit.ly/
Com “Toada do Mundo”, Almir Chiaratti mais uma vez desafia fronteiras musicais e visuais, apresentando uma obra que convida o público a refletir sobre a interseção entre a natureza e a sociedade moderna, enquanto mergulha em uma experiência sonora. O single já está disponível nas principais plataformas de música, e o clipe, no canal de YouTube do artista.
Ficha técnica:
Gravado em Julho de 2023 na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Apoio: Converse BR / Agencia Lema+
Música: Almir Chiaratti
Direção: Almir Chiaratti
Gabriela Blackbarbie: Bailarina
Bruno França: Tecnocurupira
Direção de Fotografia: Julio Andrade
Fotografia Still: Tharsila di Britto
Figurinos: Gustavo de Carvalho
Macacão Tecnocurupira: Rui Cortez
Realização: Okoto Produções