Nozes, amêndoas, atum, melancia e morango são algumas comidas que auxiliam para o alívio

Ondas de calor, irritabilidade, cansaço, secura vaginal, aumento de peso e ausência de menstruação por 12 meses são alguns dos sintomas que apontam o início do climatério ou, como é conhecido popularmente, a menopausa, período em que os ovários da mulher diminuem significativamente a produção dos hormônios estrogênio e progesterona. Na maioria das vezes, o climatério surge em mulheres na faixa etária de 45 a 55 anos, mas pode ocorrer de forma precoce em mulheres de 40 anos.

Diante de diversos sintomas, desencadeados pela menopausa, existem algumas formas para obter um alívio, que podem ser por meio de fitoterápicos, reposição hormonal e uma alimentação a base de alimentos ricos em fitoestrogênio. É o que explica a nutricionista e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Renata Freyre.

“Os alimentos que auxiliam a reduzir os sintomas da menopausa são os que possuem, principalmente, fitoestrogênio, presentes nas oleaginosas, como nozes, amêndoas, castanha, em cereais e na soja. É importante também o consumo de alimentos anti-inflamatórios como azeite, peixes ricos em omega-3, que são o atum, salmão, sardinha, frutas vermelhas e arroxeadas, a uva, açaí, melancia, morango, por exemplo. Eles reduzem as ondas de calor que ocorre no climatério”, explica.

A especialista ainda completa com outro meio para reduzir e aliviar os sintomas. “Para além da alimentação saudável, invista em exercícios físicos, já que as mulheres nessa fase da vida têm maior tendência no ganho de peso por mudanças hormonais”.