Seis artistas irão expor nos muros da sede da AFR no Derby

Considerada uma das mais tradicionais do Brasil, a Aliança Francesa Recife chega aos 75 anos em 2021 e já inicia as comemorações com uma instalação artística, este mês, realizada por seis artistas mulheres selecionadas pelo coletivo Aurora de Estrelas. Elas irão expor suas artes nos muros do entorno da casa que abriga a sede da Aliança Francesa, com a temática Mulheres por mulheres, sete décadas de história, em torno da luta das mulheres pela desigualdade de gênero em todos os campos civilizatórios – ciência, cultura e política. A exposição, aberta ao público, é promovida pela Aliança Francesa Recife em parceira com o Consulado da França no Recife. O público poderá conferir a partir da próxima semana na sede da AFR, na  Rua Amaro Bezerra, Derby. 

O coletivo Aurora de Estrelas é uma organização que promove inclusão social através da arte e ajuda pessoas em situação de rua a se reconectarem com suas trajetórias pessoais e profissionais. Na lista de artistas confirmadas para a pintura coletiva, Rayana Viana (Rayo); Nathália Ferreira (Nathê); Sarah Nazareth; Clara Moreira; Priscila Lins; e a multiartista, Cigana. Em diálogo com a Aliança Francesa Recife, a Secretaria da Mulher do Recife sugeriu nomes de mulheres com histórias marcantes na cidade que podem servir de inspiração às artistas.

Com mais de sete décadas de presença no Recife, a Aliança Francesa acompanhou a transformação da cidade e testemunhou a evolução das sociedades brasileira e francesa. Ao longo desses anos, o espaço foi ponto de encontro de intelectuais locais e formou milhares de alunos na proficiência da língua francesa. “Sempre promovemos o intercâmbio cultural com a circulação de artistas franceses e artistas locais, em eventos multiculturais. Agora, iniciar a celebração do aniversário da sua fundação com intervenção artística, deixando nossos muros como tela para seis artistas mulheres da região, reafirma o papel central da nossa missão cultural. A Aliança Francesa é a casa da sociedade civil recifense, e reflete uma longa e bela amizade franco-brasileira”, comenta a diretora da Aliança Francesa, Amina Mazouza. 

Instituição – A Aliança Francesa Recife funciona como uma ponte entre a capital pernambucana e a França. Presente no Brasil desde 1885, foi em 1946 que a instituição de ensino chegou ao Recife, fundada por intelectuais da cidade, como Lucilo Varejão (Filho), escritor e poeta (1921-2010), professor, cátedra Língua e Literatura Francesa do departamento de Letras da UFPE e membro da academia de Letras de Pernambuco.