A Cia pernambucana, que ficou em cartaz no Rio de Janeiro, traz suas montagens em junho

Depois do sucesso da estreia de “Dona Carola”, o coletivo pernambucano independente, Akasha de Teatro, promove dois encontros culturais no mês de junho, com as peças “O Último Cigarro” (16/06) e “Eu Matei Nelson Rodrigues” (28 e 29/06), ambas às 19h, no Teatro Hermilo Borba Filho, no Recife Antigo.

O Akasha foi criado pela atriz, produtora, diretora e jornalista Rafaela Quintino, em setembro de 2021, com a ideia de ter um espaço experimental, para pesquisa e prática teatral. O projeto, que vai muito além das montagens teatrais, busca dar oportunidade aos novos talentos da cena artística local, além de levar oficinas gratuitas para as comunidades de Recife e Olinda, promovendo ações sociais através da arte.

“Quando resolvi colocar esse sonho em prática, eu só tinha algumas anotações e muita vontade de realizar. Estudei, estruturei as ideias e movimentei muita energia com os meus amigos e familiares, até que outras pessoas foram chegando e somando também. Ainda é um processo muito difícil, mas tudo é possível com o trabalho coletivo dessa equipe maravilhosa que tenho hoje”, destacou a diretora.

Em março de 2023, foi firmada a parceria da Cia com o autor carioca Aloisio Villar, que liberou suas obras para o grupo. A primeira peça montada foi uma comédia, que ficou em cartaz em dezembro do ano passado, intitulada “Dona Carola”. Para esse ano de 2024, o coletivo trará muitas novidades, dentre elas, a estreia de duas peças: “O Último Cigarro” e “Eu Matei Nelson Rodrigues”.

O espetáculo “O Último Cigarro” é um romance dramático que conta a história do casal Luisa e Ricardo. A obra estreou em abril deste ano, no Cineteatro do Shopping Barra Point, no Rio de Janeiro, e reestreia nesse domingo (16). Já “Eu Matei Nelson Rodrigues” é um texto dramático sobre a disposição humana em fazer qualquer coisa em prol de um objetivo. Gabriel Levi, que foi aluno das oficinas do Akasha e hoje é integrante da Cia, interpreta o protagonista Aloisio Quintanilha e nos faz refletir se os fins realmente justificam todos os meios.

O ator, produtor, roteirista e diretor Stephan Levita explica que, apesar de ser um romance dramático, a peça trouxe uma abordagem leve. “O Último Cigarro é um espetáculo com dois atores, um casal, que tenho a honra de interpretar junto com Rafa, minha amiga e parceira profissional. Foi um processo de montagem bem intenso, deixamos tudo pronto em dois meses, com ensaio quase todo dia, mas estamos empolgados porque tivemos um retorno muito positivo do público no Rio” pontua Stephan.

A classificação das peças é 14 anos. Os ingressos estão disponíveis no Sympla, custando R$40 (inteira) e R$20 (meia). Mais informações através do Instagram @akashadeteatro ou pelo whatsapp (81) 98878-5228. Os interessados podem acessar o link: www.sympla.com.br/produtor/akashadeteatro

SERVIÇO

Peça: O Último Cigarro
Autor: Aloísio Villar
Direção: Eduarda Bertulino e Renan Furfles
Realização: Akasha de Teatro
Data: 16 de junho
Hora: 19h
Local: Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo, 142, Recife)

Peça: Eu Matei Nelson Rodrigues
Autor: Aloísio Villar
Direção e adaptação: Rafaela Quintino e Stephan Levita
Realização: Akasha de Teatro
Data: 28 e 29 de junho
Hora: 19h
Local: Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo, 142, Recife)