Atração do último Primavera Sound, a multi-instrumentista, artista sonora, produtora musical e performer ÀIYÉ lança uma performance de seu show de seu novo show no SUMAC Sessions. Gravado durante uma passagem recente da artista por Cuiabá, a apresentação traz o parte do repertório do elogiado segundo álbum solo da artista carioca, “TRANSES”, lançado este ano pela Balaclava Records, além de surpresas em uma performance emocional e intensa.
Assista a ÀIYÉ nas SUMAC Sessions: https://youtu.be/wpU9kdGiqY0
Ouça “TRANSES”: https://ditto.fm/aiye-transes
“Esta é uma session íntima, em que eu apresento entre as músicas do último álbum, pontos de umbanda e músicas do meu disco de estreia ‘Gratitrevas’ e conto um pouco de forma íntima o porquê das músicas e minha relação com elas. O vídeo foi gravado no último dia de uma turnê bem extensa, passando pelo Mercosul e diversos estados até chegar nesta que seria minha primeira vez em Cuiabá. Neste dia, recebi a notícia de que uma grande amiga de infância, uma pessoa muito importante pra mim, tinha feito a passagem. Estava num misto de tristeza e cansaço, e a música me deu a mão”, revela ela, sobre a performance, que ganhou contornos tão profundos e pessoais.
Larissa Conforto, a criadora por trás de ÀIYÉ, é fundadora da cultuada banda Ventre e possui uma carreira que inclui atuações como produtora artística em discos de renomados artistas brasileiros, além de dividir palcos com artistas importantes como Paulinho Moska. Ela também foi premiada na categoria Melhor Instrumentista do Prêmio RIFF e indicada na mesma categoria ao WME Awards.
Assista a “Pomba Gira / EXU”: https://youtu.be/sCfRvm6MoU0
No entanto, foi como ÀIYÉ que Larissa se destacou. O nome do projeto vem do plano terrestre da mitologia iorubá, e com ÀIYÉ, ela construiu uma ponte entre o material e o imaterial. Seu álbum de estreia, intitulado“Gratitrevas”, lançado em 2020, é uma obra que combina espiritualidade, ritmos de resistência e experimentação eletrônica, conquistando tanto o público quanto a crítica especializada, marcando presença na lista de melhores lançamentos musicais da APCA – a Associação Paulista de Críticos de Arte.
A jornada de ÀIYÉ não se limita à música, ela se estende a experimentações que incluem performances e instalações sonoras. Tais explorações ajudaram a moldar o seu som único, que transcende os limites do convencional e abraça o transcendental e o futurista.
O novo álbum, “TRANSES”, é o segundo trabalho solo da artista e promete levar o público a um mergulho profundo em um universo musical que une influências diversas. Com 13 faixas, o disco reflete uma artista que tem plena consciência de si mesma e busca a transcendência em sua música.
ÀIYÉ já marcou presença em grandes festivais e eventos online, consolidando sua posição como uma das artistas mais inovadoras da cena musical contemporânea. Agora ela se apresenta nas SUMAC Sessions.
Iniciativa da SUMAC Records, tem por objetivo pesquisar, produzir, fomentar e difundir a música e a arte autoral de Mato Grosso em seu próprio estado e no cenário nacional, a performance está disponível para visualização no YouTube.
Tracklist:
Exu (Tenho Fome)
Ponto de Oxumaré
Oxumaré (Que Meus Venenos Sejam Mel)
Pulmão
Semente
Ponto de Caboclas
Ponto de Oxum
Cores de Oxum
Pomba Gira (Ela Reina)
Siga ÀIYÉ:
https://www.instagram.com/