Em meio a uma turnê européia por sete países, ÀIYÉ celebra os caminhos, inícios e fins em “EXU (tenho fome)”. Este é um projeto da instrumentista, artista sonora, produtora musical e performer Larissa Conforto. Ela prepara uma série de singles que sucederá o aclamado “Gratitrevas”, com lançamento da Balaclava Records. A música já está disponível em todas as plataformas de música.
Ouça “EXU (tenho fome)”: https://ditto.fm/exu-aiye
O nome ÀIYÉ vem do plano terrestre da mitologia iorubá e Larissa usa esse projeto para uma ponte entre o material e o imaterial, o sagrado e o profano como o encontro de todas as encruzilhadas, de todos os caminhos – o que faz de Exú um ponto marcante para essa nova fase.
“Tudo começa e termina em Exú. Não é por acaso que essa música abre os caminhos de uma nova fase da ÀIYÉ. Essa letra e música vieram juntas durante um período intenso de estudos e práticas em torno de Exú (orixá e entidade), durante uma fase bem dura da pandemia. Ela é inspirada em um Itan que me marcou muito, de Exú orixá. A produção é minimalista e quase não mudamos nada de arranjo nem letra, porque além de ela ter vindo já muito pronta, eu vejo o mistério de Exú como a própria concepção dos entres, do vazio… então na verdade trabalhamos para trazer esses conceitos de forma direta no arranjo”, conta a artista, que produziu a faixa ao lado de Diego Poloni.
Agora, ÀIYÉ prepara seus novos lançamentos refletindo uma artista que tem plena consciência de si mesma, explorando novas sonoridades e caminhos inexplorados em seus trabalhos com bandas ou materiais solo anteriores.
“Sinto que esse trabalho novo traz um momento em que estou me sincerando em mim mesma, simplificando as palavras, me achegando para mais perto de uma Larissa que talvez tenha ficado escondida atrás da necessidade de ser levada a sério, ou de ser respeitada. Acho que estou conhecendo uma versão de mim que brinca, que ri mais do que briga, que se vê refletida nas entidades e forças da natureza, não só na grandeza e na beleza, mas na simpleza de só aceitar como as coisas são”, reflete ÀIYÉ.
“EXU (tenho fome)” está disponível em todas as plataformas de streaming de música.
Ouça “EXU (tenho fome)”: https://ditto.fm/exu-aiye
Ficha Técnica:
Composição: Larissa Conforto
Produção musical: Larissa Conforto e Diego Poloni
Mix e master: Diego Poloni
Arte da Capa: Tonto
Foto analógica de capa e fotos de divulgação: Hannah Carvalho
Letra:
Tenho fome,
diz a boca que tudo come
E tudo devora
Tudo devora
Everything devours
Tudo devolve
Tudo devolve, Exú.
Tudo compreende e aceita
Tudo que existe incorpora
Exú
em sua profunda natureza
Tudo devolve, Exú.
Tudo compõe e aceita
Tudo que existe integra e concebe
Exú (Exú Ê)
Pulso do vazio
Ritmo do silêncio
essência primordial da vida
é de Exu comida.
(Laroyê Exu,
Exu é mojubá
Exu é mojubá
Exu é mojubá)
Sobre ÀIYÉ:
Premiada na categoria Melhor Instrumentista do Prêmio RIFF e indicada na mesma categoria ao WME Awards, Larissa integra a banda de Paulinho Moska e já acompanhou Marcelo Yuka, Tiê, a francesa Laure Briard, entre outros. Com sua antiga banda Ventre, lançou dois álbuns cultuados e esteve presente no lineup de diversos festivais como Lollapalooza, Popload, Bananada e Coquetel Molotov, entre outros. No momento, ela produz musicalmente diversos nomes da cena indie brasileira, tendo co-produzido o disco “De Lua”, de LAZULI (Ju Strassacapa, da Francisco el Hombre); e produzido “Ascensão”, primeiro single da Romã (Roberta Ditz, da Canto Cego).
Larissa gravou seu álbum de estreia solo entre turnês e estradas do Rio, São Paulo, Lisboa e Paris. Intitulado “Gratitrevas” (Balaclava Records) e lançado no conturbado ano de 2020, o disco reúne espiritualidade, ritmos de resistência e experimentação eletrônica em um universo solitário e urgente. O resultado conquistou público e crítica, marcando presença na lista de melhores lançamentos musicais da APCA.
ÀIYÉ esteve presente em grandes festivais e eventos online, como Bananada BR (GO), Um Quarto (Lisboa), SIM São Paulo, Feira Noise (BA), Até O Tucupi (AM), Levada (RJ), Manaflor (RO), Miragem (PB), Balaclava Digital (SP), Elas na Catraca (SP) e Locomotiva (SP).
Trabalhando em uma série de novos lançamentos e singles colaborativos, Larissa recentemente iniciou o projeto Barra, ao lado de Saskia e Desirée Marantes.
Siga ÀIYÉ: