Campanha Dezembro Vermelho chama atenção para o combate às DSTs

Mesmo com as atenções voltadas para as festas de fim de ano, vale lembrar que dezembro foi escolhido para conscientização e combate à Aids. No período da escravidão, a sífilis foi a primeira das doenças sexualmente transmissíveis, vinda do continente africano, e até hoje não foi completamente erradicada sendo modelo inicial para as DST.

Apesar da evolução nas formas de tratamento e prevenção, a Aids continua sendo uma preocupação para os brasileiros. O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) divulgou que, só no Brasil, 15 mil pessoas morreram em decorrência do vírus HIV, em 2015. O Programa também apontou um aumento de 18,5% das pessoas que vivem com a doença em apenas cinco anos no país.

De acordo com o clínica da Clínica SiM, Rui Eduardo, as principais doenças sexualmente transmissíveis se dividem em virais, a exemplo da Herpes e Aids; e bacteriana, sífilis e gonorreia. “Para evitar essas doenças, o melhor caminho é a orientação do jovem e das pessoas, em geral, a respeito das formas de transmissão. No caso das doenças virais a vacinação é importantíssima, exceto a Aids que ainda não se conseguiu uma vacina para prevenir”, comenta, acrescentando que o uso do preservativo durante a relação é de extrema importância  para evitar o contato do vírus com a mucosa íntegra.

Formas de contágios

Como o HIV, vírus causador da Aids, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas:

  • Sexo sem camisinha por vias vaginal, anal ou oral;
  • De mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação;
  • Uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa;
  • Transfusão de sangue contaminado com o HIV;
  • Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.

 Sintomas

Os primeiros sintomas da doença podem ser tão leves que frequentemente são confundidos com um mal-estar passageiro. Mesmo quando se manifestam com mais intensidade, podem ser interpretados como os sintomas de uma virose. Por isso é importante fazer o teste que permite a verificação da infecção. Os sintomas mais comuns são: febre constante, manchas na pele, calafrios, diarreia constante e perda de peso.

Formas de proteção

Evitar a doença não é difícil. Basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas. O preservativo está disponível na rede pública de saúde.

A camisinha é o método mais eficaz para se prevenir contra muitas doenças sexualmente transmissíveis, como a aids, alguns tipos de hepatites e a sífilis, por exemplo. Além disso, evita uma gravidez não planejada. Por isso, use camisinha sempre.

Porém, o preservativo não deve ser uma opção somente para quem não se infectou com o HIV. Além de evitar a transmissão de outras doenças, que podem prejudicar ainda mais o sistema imunológico, ele previne contra a reinfecção pelo vírus causador da aids, o que pode agravar ainda mais a saúde da pessoa.

Guardar e manusear a camisinha é muito fácil. E atenção: nunca use duas camisinhas ao mesmo tempo. Aí sim, ela pode se romper ou estourar.

Exames

Na Clínica SiM o paciente encontra o teste ELISA de forma segura em todas as unidades da rede. Caso o resultado seja positivo ou haja dúvidas, é indicado o Western-blot, um exame mais eficaz na detecção. É importante lembrar que, como ambos os exames detectam a resposta imunológica ao vírus, é necessário esperar de 30 a 90 dias depois do contágio para o exame ser mais preciso.

Serviço:

PRAZERES

Onde: Av. Agamenon Magalhães, 170, CEP: 54310-420. Prazeres, Jaboatão dos Guararapes.
Quando: De segunda a sexta, das 7h às 16h; aos sábados, 7h às 12h
Telefones: (81) 4042.9660
Site: www.clinicasim.com
Instagram: @clinica.sim
Facebook: /clinicasim


BOA VISTA
Onde: Avenida Conde da Boa Vista, 710
Quando: De segunda a sexta, das 6h às 17h; aos sábados, 6h às 12h
Telefones: (81) 4042.9660

 
SHOPPING TACARUNA
Onde: Av. Gov. Agamenon Magalhães, nº 153, Santo Amaro
Quando: De segunda a sábado, das 6h30 às 22h; aos domingos, 12h às 20h
Telefones: (81) 4042-9660