Estudo da Empetur aponta que volume é maior que o registrado em 2019, ano de crescimento do setor. Malha aérea de verão e novos voos internacionais prometem incremento ainda maior até o fim do ano
O setor da aviação em Pernambuco cresce mês a mês. De acordo com levantamento da Unidade de Pesquisa da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur, a expectativa é fechar o ano com uma previsão de movimentação de passageiros superior à de 2019, antes da pandemia da Covid-19.
No acumulado do ano, de janeiro a setembro, o Aeroporto do Recife registrou a entrada e saída de 6,5 milhões de passageiros, enquanto a capital baiana, por exemplo, teve 4,8 milhões de entradas e saídas de passageiros. Se a média for mantida, a expectativa é ultrapassar os 8,7 milhões de passageiros de 2019.
“Estamos muito otimistas com os números deste ano, que apontam para um crescimento acima do registrado em 2019. A expectativa é grande de que isso aconteça, principalmente porque teremos o aumento da malha aérea na alta estação, o que vai garantir a vinda de milhares de turistas ao Estado. Teremos também os novos voos internacionais, que começam agora em novembro e em dezembro”, comenta a secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale. A partir de 20 de novembro, a Azul inicia as operações do voo Recife-Montevidéu; já a Gol retoma em dezembro a frequência para Buenos Aires.
No acumulado de janeiro a setembro 2019/2022, o incremento no número de passageiros chegando e saindo do Recife foi de 2%, um dado comemorado, pois mostra o aumento tendo como referência um ano positivo para o turismo em Pernambuco, antes da pandemia. O estudo também apontou que cerca de 694 mil pessoas passaram pelo aeroporto recifense apenas no mês de setembro deste ano.