Administrado pela Aena Brasil, o Aeroporto Internacional do Recife ganhou a primeira escada rolante com sistema de esterilização automático do país. O equipamento começou a funcionar na semana passada, na última sexta-feira (25), ligando o térreo ao primeiro andar do terminal, no setor sul. Fabricado pela ThyssenKrupp, a escada utiliza o sistema Esterilizador UV-C. Em um momento de aumento de casos da Covid-19, a tecnologia é importante para ajudar a desinfectar os corrimãos da escada.   

A solução garante que toda a superfície dos corrimãos seja higienizada em cada ciclo da escada rolante, sem a necessidade de produtos químicos. O sistema é instalado internamente à estrutura da escada e elimina a capacidade de multiplicação de vírus por meio de um efeito fotolítico que age no DNA de microrganismos. 

A entrega do novo equipamento faz parte da série de melhorias que a Aena Brasil está promovendo no Aeroporto do Recife, que está passando por uma ambiciosa transformação nos serviços e em infraestrutura. Mais uma escada deste tipo será instalada no início de janeiro de 2023, dessa vez no setor norte, também ligando o térreo ao primeiro andar. A estrutura já se encontra no terminal e está sendo preparada para instalação. 

Obras estruturais 

Além disso, as obras estruturais vão ampliar a capacidade operacional do Aeroporto do Recife em cerca de 60%. Será inaugurada uma nova sala para embarque internacional, novo píer com capacidade para aeronaves de grande porte e quatro novas pontes de embarque móveis e uma sala vip exclusiva para essa área, assim como uma outra no embarque doméstico. Também serão instaladas esteiras de devolução de bagagem maiores, para servir aos voos com maior número de passageiros. Toda esta estrutura é reversível e pode atender a demandas de voos domésticos, quando necessário.   

Outra novidade é o acréscimo relevante do número de lojas de serviços, cafés e restaurantes, tanto nas áreas externas e praça de alimentação, quanto nas áreas de acesso controlado, como salas de embarque. As obras vão implantar o padrãoAena no Brasil, trazendo mais conforto, segurança e experiências incríveis para os passageiros. 

— 
Sobre a Aena Brasil  

Aena Brasil é a marca registrada da companhia espanhola Aena, considerada pelo Conselho Internacional de Aeroportos como a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, com mais de 275,2 milhões em 2019 na Espanha. Desde começo de 2020, administra a concessão de seis aeroportos da região Nordeste: Recife (PE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Aracaju (SE) e Maceió (AL). Em 2019, os seis aeroportos somaram 13,7 milhões de passageiros. Na Espanha, opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de gerenciar aeroportos no México (12), Colômbia (2) e Jamaica (2), que totalizaram um volume de passageiros de 78,2 milhões em 2019. Além disso, presta serviços de consultoria para clientes estratégicos como a Companhia de Aeroportos de Cuba – ECASA.