Depois das comidas e guloseimas da celebração do Natal, que tal preparar algo mais leve para a ceia do Ano Novo? Como sugestão para o cardápio da festa, a chef e nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura, separou uma refrescante receita de salada na cestinha de parmesão.

“A combinação da salada com o parmesão é perfeita para nutrir e proporcionar a sensação de leveza. O queijo parmesão usado no preparo da cestinha é um dos alimentos mais ricos em umami, o quinto gosto básico do nosso paladar, junto a outros ingredientes do prato que também conferem o gosto, como o tomate-cereja e a cenoura”, explica a Chef.

Além de ser delicioso e conferir o gosto umami, sucesso na gastronomia mundial, a sofisticação da apresentação do alimento pode estimular o desejo de consumi-lo. A opção é ideal para não exagerar na ceia e se manter saciado.

Confira o modo de preparo, fácil e rápido: 

SALADA NA CESTINHA DE PARMESÃO

INGREDIENTES

3 xícaras (chá) de queijo parmesão ralado grosso (300 g)
meia xícara (chá) de maionese (50 g)
meia xícara (chá) de leite (100 ml)
meio dente de alho espremido (3 g)
1 xícara (chá) de muçarela ralada (100 g)
6 folhas de alface americana rasgadas (120 g)
6 tomates-cereja cortados em 4 partes iguais (60 g)
1 cenoura pequena ralada (120 g)


MODO DE PREPARO

Em uma frigideira pequena, espalhe meia xícara (chá) do queijo parmesão e leve ao fogo médio por 2 minutos, ou até começar a dourar. Retire cuidadosamente, com o auxílio de uma espátula, e vire sobre o fundo de uma tigela pequena ou de um copo.
Deixe esfriar até enrijecer e obter o formato de uma “cestinha”. Repita o processo com o parmesão restante, formando mais 5 cestinhas.
No processador de alimentos ou liquidificador, coloque a maionese, o leite, o alho e a muçarela, e bata por 1 minuto, ou até ficar homogêneo.
Distribua pelas cestinhas de parmesão as folhas de alface, os tomates-cereja e a cenoura, regue com o molho e sirva em seguida.
Tempo de preparo:40 minutos

Serve: 6 porções 

Quer saber como sentir o gosto umami? Clique aqui e viva a experiência do quinto gosto! 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/gostoumamiinstagram.com/ogostoumami.