Estão abertas as inscrições para a Maratona Site Cinema Pernambucano, um evento online e gratuito que celebra os 10 anos da Tangram Cultural e do site www.cinemapernambucano.com.br. As inscrições seguem até o dia 10 de fevereiro e têm como público-alvo estudantes de cinema e comunicação do Estado de Pernambuco, maiores de 18 anos. Na programação, sete dias de lives com palestras e desafios diários transmitidos através do Instagram da @tangramcultural_ sobre o audiovisual pernambucano e conteúdos relacionados ao site. As palestras acontecerão das 19h às 20h, entre os dias 21 e 28 de fevereiro, com curadoria e mediação das produtoras Germana Pereira e Carla Francine.

Com disponibilidade de 20 vagas, os interessados em participar da seleção devem enviar um vídeo de 1 a 3 minutos se apresentando e dizendo o porquê merecem ser selecionados (as). Depois disso, basta preencher o formulário de inscrição disponível e conferir todo o regulamento no site: tangramcultural.com.br/inscrição. 50% das vagas são reservadas para mulheres e/ou pessoas negras e/ou indígenas, através de autodeclaração. Caso a reserva não seja atingida, as vagas que restarem ficarão para a ampla concorrência. O projeto conta com recursos do Edital de Premiação da Lei Aldir Blanc do Governo do Estado de Pernambuco.

Ao final do desafio, cinco vencedores receberão como prêmio um contrato de estágio de 110h de duração, com remuneração no valor de R$ 1.000,00 cada, para atuar no site do Cinema Pernambucano, sob supervisão da equipe da Tangram Cultural.

“A ideia da maratona é lançar desafios que contribuam para estreitar as relações dos estudantes com os conteúdos abordados no site, evidenciando assim o seu caráter colaborativo. Queremos que os participantes entendam que o site é um espaço de todos”, explica Germana Pereira, sócia diretora da Tangram Cultural, idealizadora da maratona e uma das idealizadoras do site cinema pernambucano.

Desafios da maratona – Durante sete dias, ao final de cada live será anunciado o desafio do dia, que vai variar entre atividades de pesquisa, produção, redação ou a realização de vídeos curtos com o celular.

Cada participante terá 24h para fazer as atividades propostas e postá-las no Instagram, nos seus perfis pessoais, usando a hashtag #sitecinemapernambucano. As curadoras Germana Pereira e Carla Francine vão acompanhar as postagens pela hashtag e avaliar os conteúdos produzidos para eleger o vencedor de cada dia. A dupla usará como critérios de escolha pontos como pesquisa, entendimento sobre o assunto proposto, criatividade e originalidade na comunicação, senso estético e crítico e engajamento gerado na postagem.

O anúncio do resultado da maratona será feito na live final, no dia 28 de fevereiro. Todos os vencedores serão presenteados com um kit de DVDs da Antologia do Cinema Pernambucano, uma coletânea produzida pela Tangram Cultural que reúne mais de 200 filmes pernambucanos.

PROGRAMAÇÃO DAS LIVES

#LIVE1 (21/02) – 19h

Tema: O cinema pernambucano em um só lugar

Convidada: Isabela Cribari

#LIVE 2 (22/02) – 19h

Tema: A cena pernambucana (profissionais e empresas produtoras)

Convidado: Hilton Lacerda

#LIVE 3 (23/02) – 19h

Tema: A difusão alternativa: cineclubes, festivais e mostras

Convidada: Natalia Lopes

#LIVE 4 (24/02) – 19h

Tema: A efervescência da produção pernambucana

Convidado: Luiz Joaquim (a confirmar)

#LIVE 5 (25/02) – 19h

Tema: Formação dos (as) cineastas: tradicional ou autodidata?

Convidada: Alice Gouveia

#LIVE 6 (26/02) – 19h

Tema: A representação e atuação de mulheres e negros(as) no cinema

Pernambucano

Convidada: Cíntia Lima

#LIVE 7 (27/02) – 19h

Tema: Cinema: um trabalho coletivo

Convidada: Amanda Mansur

#LIVE 8 (28/02) – 19h

Tema: Anúncio dos Vencedores por desafio e dos que farão os estágios

SOBRE O SITE CINEMA PERNAMBUCANO – Um site colaborativo que oferece uma base de dados online e gratuita sobre o audiovisual pernambucano. Nele é possível encontrar num só lugar filmografias, catálogo de profissionais, teses e monografias, consultar títulos, sinopses e fichas técnicas, ver fotos e making ofs de filmes e também acessar informações sobre cursos, festivais, cineclubes, salas de cinema, editais, e outros assuntos do audiovisual pernambucano.

Lançado em 2012, continua sendo uma iniciativa inédita no país e se constitui como um importante espaço para mostrar a pujança do cinema do Estado e fomentar o pensamento crítico em torno da produção nacional e pernambucana.

A possibilidade de ter todas essas informações em um único lugar é um serviço bastante importante não só como meio de divulgação da produção audiovisual do Estado, como também como fonte e meio de pesquisa para estudantes, curadores, professores, cineclubistas, cinéfilos, realizadores e quem mais se interessar pela história do cinema em Pernambuco.