Após negociação, houve acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco 


A unidade da AACD em Recife e a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco chegaram a um acordo para que pacientes do Estado voltem a receber cadeiras de rodas por meio da oficina ortopédica da Instituição. O repasse é de R$ 200 mil por mês para que sejam entregues até 400 cadeiras de rodas mensais.
 

“Estimamos que agora conseguiremos entregar em média 20 cadeiras de rodas por dia. Já começamos e seguiremos trabalhando em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde para assistir quem mais precisa. Em 2021, chegamos a registrar um déficit mensal de R$ 160 mil. Vale lembrar que atuamos com base na tabela do SUS, que segue sem reajuste desde 2007. Sem o incentivo do governo estadual, fica difícil manter nossos atendimentos”, afirma a gerente da unidade de Recife da AACD, Luciana Martins.
 

Como funciona


Caso o paciente já não seja atendido pelo Centro de Reabilitação da AACD, é preciso que seja feito um encaminhamento à Instituição, via SUS, para que o mesmo receba uma cadeira de rodas. Ao ser avaliado, o paciente deverá ser incluído pela Secretária Estadual de Saúde no processo chamado de regulação. É por meio dessa fase que a AACD recebe a lista de pessoas que deverão receber os equipamentos. Na unidade de Recife, o paciente passa por uma avaliação para dar início à compra da cadeira que precisa seguir as especificações que variam conforme o perfil de cada paciente, respeitando tamanho, peso e condições de mobilidade.
 

Sobre a AACD

Fundada em 1950, a AACD possui uma infraestrutura completa dedicada à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e pacientes ortopédicos — composta por um hospital ortopédico, sete unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos. Realiza em média 800 mil atendimentos anuais para pacientes de todas as idades, via SUS, particular e convênios.
 

A AACD ainda conta com a unidade escolar AACD Lesf, a área de ensino e pesquisa para disseminar conhecimentos, a AACD Esporte, que contribui por meio da prática esportiva para a inclusão da pessoa com deficiência, e com a cooperação técnica, que leva o padrão de excelência e a expertise da instituição para diversas partes do Brasil, por meio de entidades parceiras. Para mais informações, acesse o site da AACD.