Geraldo Dias, Diretor e produtor da Paixão dos Guararapes e do filme A Força da Paixão, fala sobre as dificuldades e desafios para realização desse grande projeto:
“Com a chegada da pandemia, tudo pronto pra iniciarmos nosso trabalho teatral e de repente algo que fugia completamente de nossas mãos nos impossibilitava de realizar nosso ofício. Apartir desse sentimento de impotência surgiu ainda em 2020, o desejo de driblar essa barreira e a forma encontrada foi o vídeo”.
Era um desafio gigantesco, sair da linguagem teatro e encarar o cinema, para isso busquei de imediato o olhar de Cris Oliver, profissional o qual eu já conhecia o trabalho e o convidei pra assumir comigo essa empreitada assinando a direção fotográfica. A edição de 2021 realizamos um projeto híbrido, tendo parte como teatro filmado e parte como cinema, experimentando formas e adaptando o texto, nessa proposta inicial ressaltamos a cidade de Jaboatão, levando ao público belezas da terra que não conheciam.
Já no nosso formato de 2022 o trabalho vem exclusivamente cinematográfico e podemos ousar ainda mais, com locações em diversos municípios, entre eles: Jaboatão dos Guararapes, Itamaracá, Bezerros, Sairé, Belo Jardim e Extremos – RN.
O Filme tomou uma proporção tão grande e forte que foi preciso ter um nome próprio, A força da paixão, que hoje é um subproduto da Paixão dos Guararapes.
Mas com o filme não deixaremos de realizar a presencial, teremos uma versão híbrida que será realizada no Centro Cultural Miguel Arraes nós dias 15,16 e 17 de Abril, aberta ao Público.
Já o Filme: A força da paixão tem em sua agenda por hora assim:
- 11/04 Avant-première(Cinema São Luís – Artistas e convidados)
- 13/04 Avant-première Cine Teatro Samuel Campelo às 19h
- 14/04 Avant-première Cine Teatro Samuel Campelo às 9h (escolas da rede municipal de Jaboatão)
- A partir do dia 13/04 seguirá para a programação do SESC PE
- 16/04 às 21h TV NOVA
- 17/04 às 22h