A Fundação Bunge divulgou nesta sexta-feira (01) a lista dos 45 jovens selecionados para participarem do projeto De Grão em Pão em São Paulo (SP), Recife (PE) e Duque de Caxias (RJ). Os jovens de 18 a 29 anos farão um curso completo de panificação, confeitaria e culinária gratuito e receberão bolsa auxílio. As aulas se iniciam na próxima semana. Após a formatura, os alunos receberão convites para trabalhar em padarias próximas às suas residências, com carteira assinada. Clique aqui para acessar a lista completa.
Além da formação prática e teórica completa, o De Grão em Pão tem como diferencial a conexão dos jovens formados com padarias próximas às suas residências. Todos os alunos das edições anteriores do curso nos três estados receberam proposta para trabalhar em padarias com carteira assinada após o projeto, com salários compatíveis aos do mercado.
“O Brasil conta com mais de 295 mil padarias, um número que cresce a cada ano. Segundo o Sebrae, 154 novas padarias foram abertas por dia no país em 2023. Criamos o De Grão em Pão para auxiliar na resolução de um gargalo importante nesse setor: a falta de mão de obra qualificada. Além disso, o curso também é uma forma de dar oportunidade de trabalho para jovens em uma faixa etária bastante desempregada no país”, afirma Cláudia Buzzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge.
Segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, de novembro de 2023, a taxa de desocupação entre brasileiros com idade entre 18 e 24 anos é de 18%, mais de duas vezes superior à média nacional, que estava em 8,7% no trimestre encerrado em setembro de 2023.
São parceiros do De Grão em Pão: Academia Bunge, a Harald Chocolates, Fundação Wadhwani, Sindicato e Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sampapão), Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de Pernambuco, Associação dos Industriais de Panificação de Pernambuco e Sindicato das Indústrias de Alimentos e Bebidas da Baixada Fluminense (Simapan).
A Fundação Bunge
A Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, há mais de 60 anos atua para gerar impactos positivos na sociedade em territórios e setores estratégicos para a Bunge, fomentando a diversidade com promoção dos direitos humanos por meio da inclusão produtiva e do estímulo à economia de baixo carbono, estimulando a ciência e a preservação da memória. A Fundação é o pilar social da Bunge, líder mundial no processamento de sementes oleaginosas e na produção e fornecimento de óleos e gorduras vegetais especiais, que tem como propósito conectar agricultores a consumidores para fornecer alimentos, nutrição animal e combustíveis essenciais para o mundo. Valorizamos nossas parcerias com os agricultores para melhorar a produtividade e a eficiência ambiental da agricultura em nossas cadeias de valor e para levar produtos de qualidade de onde eles crescem para onde são consumidos. Ao mesmo tempo, colaboramos com nossos clientes para pensar e criar o futuro dos alimentos, desenvolvendo soluções personalizadas e inovadoras para atender às necessidades e tendências alimentares em evolução em todas as partes do mundo.