O Cortejo Brincantes de Pernambuco, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), se despediu do carnaval deste ano nesta terça (13), em Bezerros, agreste do estado. Após concentrar na Praça São Sebastião, representantes de oito importantes expressões culturais da nossa folia desfilaram pelas ruas de um dos carnavais mais tradicionais do interior.
A saída do Cortejo Brincantes foi às 14h. Participaram o Pernas para Circular, a Escola de Samba de Limonil, o Maracatu Estrela de Ouro de Condado, Caboclinho Índio Tupi Guarani de Buenos Aires, os Papangus de Bezerros, o Afoxé Yamim Balé Gilê e a Troça Carnavalesca Mista A Bela da Tarde e seus Bonecos Gigantes.
O objetivo do Cortejo Brincantes é promover um intercâmbio entre as mais diversas manifestações culturais carnavalescas de todo o Estado, além de possibilitar que turistas e a população em geral possam vivenciar uma imersão nas variadas manifestações da cultura carnavalesca pernambucana.
“Os cortejos são momentos marcantes de reafirmação do compromisso da gestão Raquel Lyra com a valorização e promoção da nossa cultura popular. Tão importante quanto salvaguardar as nossas tradições, é promover sua perpetuação para novas gerações”, comentou a Secretária de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco, Cacau de Paula.
A presidente da Fundarpe, Renata Borba, destaca o Cortejo Brincantes de Pernambuco como uma contribuição importante do Governo do Estado no ciclo carnavalesco. “Incentivar os grupos de cultura popular do Estado é nosso papel enquanto gestores públicos. Cada um desses brincantes é responsável por carregar nossos símbolos mais marcantes: a diversidade cultural e o respeito às tradições”, ressalta a gestora.
Além de Bezerros, a ação inédita promovida pelo Governo durante o ciclo carnavalesco aconteceu nos municípios de Recife, Olinda, Ipojuca, Arcoverde, Pesqueira, Itamaracá e Triunfo, reunindo quase 70 apresentações de grupos e agremiações da cultura popular do Estado.