O penúltimo dia de folia presenteou o público com uma fusão de ritmos, com muito frevo, maracatu, rock e trap
Nesta segunda-feira (12), o Carnaval do Recife continuou a todo vapor, em 49 polos diferentes, com shows que fizeram os foliões vibrarem com representações culturais de tirar o fôlego. O prefeito João Campos visitou o Pátio do Terço, o Polo do Ibura, o Polo de Campo Grande e, por fim, o Marco Zero. Tambores Silenciosos, Os Neiffs, Orquestra do Maestro Edson Rodrigues e Banda Sentimento foram apenas algumas das apresentações que encantaram o público. No Marco Zero, o clima foi de rock e trap, com Matuê, Paralamas do Sucesso e Pitty comandando o palco.
“O Carnaval do Recife é o maior e melhor do Brasil e é muito democrático, presente na cidade toda. Os 49 polos descentralizados têm apresentações gratuitas, espaços adequados, serviços de saúde, de apoio às mulheres e de alimentação. Tudo muito organizado e feito da melhor forma. São diversos ritmos, três mil apresentações ao longo dos 5 dias de folia, 98% sendo de artistas locais, além dos nacionais que recebemos, principalmente no Marco Zero, que é nossa apoteose. Além do lazer, o carnaval tem um impacto enorme na economia, são mais de 50 mil postos de trabalho diretos e indiretos gerados e mais de 2,4 bilhões de movimentação econômica. Isso representa oportunidade para quem mais precisa”, afirmou o prefeito João Campos.
No Pátio do Terço, a Noite dos Tambores Silenciosos reuniu ancestralidade e resistência. A cerimônia dos Tambores Mirins contou com a apresentação de 12 maracatus, dentre eles o Maracatu Cambinda Africano, Maracatu Mirim Cambinda Estrela do Amanhã, Maracatu Nação Erê e o Maracatu Nação Porto Rico. O evento, uma das mais potentes manifestações afro-brasileiras do Carnaval do Recife, chegou a sua 60ª edição e celebrou em mais um ano a luta e resistência do povo negro.
O Polo do Ibura, na Zona Sul, teve uma programação recheada com artistas como Os Neiffs, Laysa Botelho, DJ Jhon Jhonis e Performista Madry Calypso, Danielly Fox, Benil, Baile do Marley, Rodrigo Luff e Lekinho Campos.
Adriana Cristine, 39, moradora do bairro, visitou o Polo pela primeira vez e se sentiu mais do que satisfeita com a experiência. “Fiz questão de vir assistir aos Neiffs e achei as atrações e o lugar maravilhoso. Trouxe minha filha para prestigiar também e está muito bom, o Ibura está super animado”, disse ela.
Já em Campo Grande, na Zona Norte, terceiro polo visitado pelo prefeito João Campos, Portozero, Orquestra Maestro Edson Rodrigues, Banda Sentimentos, Versão Brasileira, Carla Alves, Danny Miller e Recife Matriz da Cultura Popular garantiram um dia de muita música e cultura.
Nesta terça-feira (13), último dia do maior Carnaval em linha reta do mundo, o Polo do Marco Zero vai contar com Encontro de Maracatu de Baque Solto; DJ 440; Lia de Itamaracá com Participação de Filhas e Baracho; Nega Duda; Daúde; Isaar e Dona Totinha; Samuel Rosa; Lenine e Spok; Alceu Valença; Elba Ramalho e o já tradicional Orquestrão.
Para mais informações sobre o Carnaval do Recife 2024 basta acessar: https://carnaval.recife.pe.