Diretora de uma das comédias mais divertidas do ano passado, ‘Ó Pai, Ó 2’, a cineasta Viviane Ferreira acaba de finalizar as filmagens de seu novo longa, FAMÍLIA DE SORTE, que combina humor, questões sociais e a relação dos brasileiros com reality shows ao estilo de Big Brother Brasil. A produção é assinada pela Gullane Entretenimento, em coprodução com a Warner Bros. Discovey.

Os protagonistas do filme são o casal Maicon (Robson Nunes, de ‘Tim Maia’, ‘Carandiru’) e Jennifer (Micheli Machado, de ‘Todas as Flores’, ‘Quanto mais Vida, Melhor’) que também são um casal na vida real e pela primeira vez contracenam juntos em um filme.

Na história, Jennifer trabalha em uma clínica pediátrica, enquanto Maicon era segurança de um galpão até ser demitido, o que o faz querer se inscrever para um reality show ao estilo Big Brother Brasil. Sua mulher, no entanto, também é inscrita pelo irmão, Cleitinho, sem que ela saiba e acaba sendo selecionada, deixando Maicon a cargo da casa e das duas filhas, Riana e Bionce. Chega então uma nova fase na vida dessa família, que tem de lidar com a fama, e com novas dinâmicas domésticas quando Maicon precisa assumir os cuidados da casa e das filhas na ausência de sua esposa.

O filme conta com um elenco majoritariamente negro e combina humor com reflexões sociais, assim como outros trabalhos de Viviane Ferreira que são voltados para um audiovisual identitário. A diretora contou em entrevista que só aceitou dirigir o projeto sob uma condição: rir com as pessoas negras e não rir das pessoas negras.

A maneira estereotipada como as pessoas negras têm sido historicamente retratadas no nosso audiovisual faz com que todas as vezes que a gente pense em um elenco negro, a gente o coloque automaticamente agindo contra o racismo e não simplesmente vivendo. A gente merece viver, sonhar, se emocionar e pensar uma vida em plenitude”, disse em entrevista.

Com roteiro da dramaturga e roteirista Maria Shu (da peça Cabaret Stravaganza, das séries ‘Irmandade’ – 2a temporada, ‘Bom Dia, Verônica’ – 2a temporada, e dos curtas ‘Sobre Alices’ e ‘Portion of Wrath’, o longa também traz no elenco Júlio Silvério, Letícia Soares, Ricardo Oshiro, entre outros.

O produtor Caio Gullane também apontou, em entrevista, a importância de colocar personagens negros na tela. “Nós precisamos criar um imaginário brasileiro, considerando que o país é majoritariamente afrodescendente, com histórias positivas de um cotidiano menos de exceção, não ligado à marginalidade”.

FAMÍLIA DE SORTE chega aos cinemas no segundo semestre de 2024 com distribuição da Warner Bros. Discovery.

Sinopse:

Maicon e Jennifer são casados há 17 anos e moram em um conjunto habitacional em São Paulo com suas duas filhas. Jennifer é recepcionista em um consultório pediátrico, enquanto Maicon trabalha como segurança noturno de um galpão. Quando Maicon é demitido e as contas apertam, ele decide se inscrever no seu reality show favorito. Para sua surpresa, Jennifer, que foi inscrita secretamente pelo seu irmão, é selecionada e ele não. Agora, Maicon terá que assumir sozinho a responsabilidade da casa e os cuidados com as filhas durante três meses, tempo em que Jennifer estará no reality.

Ficha Técnica

Direção: Viviane Ferreira
Roteiro: Maria Shu
Produtora de Elenco: Alice Quintiliano
Preparação de Elenco: Valdineia Soriano
Produção: Gullane em coprodução com Warner Bros. Discovery
Diretor de Fotografia: Thiago Moraes
Técnica de Som: Ana Luiza Penna
Diretora de Arte: Francine Moura
Figurinistas: Kiki Orona e Paula Iglecio
Maquiadora: Jackie Siqueira
Produtores: Caio Gullane, Fabiano Gullane e André Novis
Produtoras executivas: Mylena Mandolesi, Daniela Aun
1ª Assistente de Direção: Laura Mansur
Montadora: Keily Estrada (venezuelana)
Trilha Sonora: Pedro Santiago
Elenco: Micheli Machado, Robson Nunes, Duda Oliveira, Carol Roberto, Júlio Silvério, Letícia Soares, Ricardo Oshiro, Leci Brandão em participação especial.

Uma produção Gullane, coproduzido e distribuído pela Warner Bros. Discovery, com patrocínio da Marisa, por meio do Programa de Fomento ao Cinema Paulista do Governo do Estado de São Paulo, com investimento do Fundo Setorial Audiovisual e apoio institucional da ANCINE.

Sobre a Gullane Entretenimento

Em 1996, os irmãos Caio e Fabiano Gullane fundaram a Gullane, hoje somando mais de 40 filmes com destaque no Brasil e no exterior, 25 séries de televisão, inúmeros especiais e documentários. “Carandiru”, “Bicho de sete cabeças”, “O ano em que meus pais saíram de férias”; a franquia “Até que a sorte nos separe”; “Que horas ela volta?”, “Como nossos pais”, “Bingo, O rei das manhãs”; as séries “Alice” (HBO), “Unidade Básica” (Universal) e “Carcereiros” (TV Globo) são algumas das obras realizadas pela Gullane nos últimos anos. Uma produtora ativa no crescimento do audiovisual brasileiro que compõe seus projetos com os melhores talentos e parceiros do entretenimento. Sua capacidade e empenho em todas as etapas de realização a garantiu importantes coproduções internacionais e a comercialização de suas obras para mais de mais de 60 países, levando a identidade do cinema nacional mundo afora.

Caracterizada por sensibilizar e movimentar reflexões através de suas histórias a Gullane já acumulou mais de 500 prêmios e nomeações em sua carreira, além de ter seus projetos reconhecidos nas seleções oficiais dos festivais mais importantes do mundo como: Oscar, Cannes, Berlim, Sundance, Toronto, Veneza e o prêmio Emmy.

Sobre a Warner Bros. Discovery

Empresa da Warner Bros. Discovery, o estúdio é o lar de uma das maiores coleções de marcas do mundo e está na vanguarda de todos os aspectos da indústria do entretenimento, como cinema, televisão, produção de entretenimento doméstico, distribuição digital, animação, quadrinhos, jogos de videogame, licenciamento de produtos e marcas e difusão.

No Brasil, a Warner Bros. Pictures iniciou suas atividades em março de 1929 e, desde então, trouxe para o país grandes clássicos do cinema como “Casablanca”, “Meu Ódio Será sua Herança”, “Um Bonde Chamado Desejo” e “Superman”, bem como as franquias de sucesso “Matrix”, “O Senhor dos Anéis”, “Harry Potter”, “Batman”, “Se Beber, Não Case!”, “Hobbit”, além dos novos filmes do Universo DC, como “Batman vs Superman: A Origem da Justiça”, “Mulher – Maravilha” e “Barbie”. A história de sucesso no Brasil inclui mais de 1.000 filmes lançados nos cinemas, com público acima de 500 milhões de pessoas. A Warner Bros. Pictures também aposta nas produções locais, tendo lançado sucessos como os filmes da Xuxa, “Os Penetras”, “Reis e Ratos”, “Lope”, “Zuzu Angel”, “Serra Pelada”, “Rio Eu Te Amo”, “A Mulher Invisível”, “O Vendedor de Sonhos”, “Bingo – O Rei das Manhãs”, “Os Aventureiros – A Origem”, entre outros.