Especialista orienta acerca dos cuidados com a higiene bucal para não contrair enfermidades;
A boca é uma das partes mais íntimas do nosso corpo. Muitos não imaginam é que o contato bucal e a má higiene podem transmitir inúmeras doenças.
George Abraao Costa Nascimento, coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, alerta que várias doenças podem ser transmitidas pela cavidade bucal, especialmente por meio do contato direto com a saliva, sangue ou secreções de uma pessoa infectada. Algumas das enfermidades mais comuns que podem ser transmitidas pela boca são herpes labial e genital, doenças periodontais, cárie dental, mononucleose (doença do beijo), Covid-19, HIV e Hepatite B.
“Os sinais que podem indicar a presença dessas enfermidades incluem feridas nos lábios e ao redor da boca no caso do herpes labial, machucados genitais no herpes genital, gengivas vermelhas, inchadas ou sangrando na gengivite e periodontite, dor ou sensibilidade nos dentes acometidos com cárie dental, febre alta, dor de garganta intensa e fadiga extrema na mononucleose, sintomas como febre, tosse seca, dificuldade respiratória e perda de olfato ou paladar no caso da Covid-19, presságios iniciais semelhantes aos da gripe e problemas relacionados à imunossupressão a longo prazo nas infecções por HIV, e icterícia, fadiga, dor abdominal, urina escura e fezes claras na hepatite B”, explica George.
Para prevenção da transmissão de doenças pela boca, o professor recomenda adotar boas práticas de higiene bucal, como escovar os dentes e usar fio dental regularmente, evitar compartilhar utensílios pessoais, praticar sexo seguro com preservativos durante o sexo oral, cobrir a boca ao tossir ou espirrar, lavar as mãos regularmente, evitar contato com lesões ativas nos lábios ou genitais, e manter-se sempre atualizado com as vacinas recomendadas e consulte o dentista regularmente.
“Além de praticar uma boa higiene bucal, as pessoas devem seguir uma alimentação saudável, realizar atividade física regularmente, controlar o estresse, garantir sono adequado, evitar tabagismo e consumo excessivo de álcool, usar protetor solar, cuidar da saúde mental, realizar check-ups médicos e odontológicos regulares para estar informado sobre questões da sua saúde e prevenir doenças transmitidas pela boca”, finaliza o coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera.
Mais orientações do especialista, confira:
- Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia com creme dental com flúor;
- Use fio dental diariamente para remover placa bacteriana e restos de comida entre os dentes;
- Utilize enxaguantes bucais antimicrobianos;
- Evite compartilhar escovas de dentes, aparelhos ortodônticos, copos, talheres e outros utensílios pessoais;
- Mantenha as vacinas em dia, especialmente contra doenças como a gripe e o vírus da hepatite B, que podem ser transmitidas pela saliva;
- Caso tenha feridas na boca, evite o contato próximo com outras pessoas até a cicatrização;
- Evite o hábito de roer unhas, morder lápis ou objetos que podem ferir a boca e facilitar a entrada de microrganismos;
- Promova a conscientização entre familiares, amigos e colegas;
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores.
Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País.
Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros.