A temporada natalina da Suíça Brasileira será de 25 de novembro a 25 de dezembro, com quatro polos com apresentações culturais e 15 de decoração. Expresso natalino e Vila Natalina, além do Tardes no Polo de Natal, são alguns dos diferenciais

Luzes, casa do Papai Noel, Vila Natalina, espetáculo aéreo e muita dança e música são apenas alguns dos ingredientes que a Prefeitura de Gravatá utiliza para realizar o Natal de Gravatá 2023 – A Caminho do Amor. Evento tradicional do calendário turístico de Pernambuco, responsável por lotar os hotéis e residências da região e cidades vizinhas, a temporada natalina chega com a expectativa de atrair cerca de 250 mil pessoas a Gravatá e gerar uma movimentação financeira estimada em R$ 150 milhões.

Para realizar esta festa grandiosa, o município já conta com o apoio da EIP Serviços de Iluminação, Condomínio Fazenda Estrela da Serra, Supermercados Santana, Supermercado Pai&Filho, Fabrik Design, da Associação Comercial e Empresarial de Gravatá (Aciag), Casa Mendez, Porto da Serra Hotel e mais parcerias estão sendo fechadas. Como forma de valorizar os talentos locais, são mobilizados 500 profissionais da cidade, entre dançarinos, atores, músicos, produtores e técnicos.

O Natal de Gravatá movimenta dezenas de órgãos municipais, em especial a Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer; a Secretaria de Assistência Social e Juventude e a Secretaria de Comunicação Social e Imprensa de Gravatá.

“Uma soma de esforços está sendo feita para viabilizar a realização desse grandioso evento. O Natal de Gravatá 2023 segue com o tema “A Caminho do Amor”, visto que tal slogan traz o verdadeiro significado do Natal, que é o nascimento do Menino Jesus, e com isso, os ensinamentos deixados por ele, o amor. Mesmo com toda dificuldade financeira enfrentada pelos municípios, através de parcerias estamos conseguindo viabilizar nosso Natal, que promete ser o mais bonito de nossa história. A cidade estará iluminada e ainda mais aconchegante para receber a todos”, destaca o prefeito Padre Joselito Gomes.

Serão 30 dias de atividades culturais gratuitas: de 25 de novembro a 25 de dezembro. Detalhe: a decoração natalina será mantida para além da festa, sendo retirada apenas na segunda semana de janeiro, após o Dia de Reis. Entre os pontos que serão especialmente enfeitados bem ao clima natalino, estão: Polo Moveleiro, Ponte do Comércio, Praça Aarão Lins de Andrade, Praça Justino Carreiro de Miranda (Praça Matriz), Memorial de Gravatá, Praça Rodolfo de Morais, Praça Pedro Joaquim de Souza (Praça Dez) e a Estação Ferroviária.

PROGRAMAÇÃO

O pontapé será dado no Tardes no Polo, evento que movimenta o Polo Moveleiro, sempre no último sábado de cada mês. Em novembro, o Tardes será preenchido por toda a magia, luzes, música e dança do Natal de Gravatá 2023, com realização de uma miniparada natalina, envolvendo integrantes de 12 escolas de dança da região.

O corredor da Rua Duarte Coelho ganhará um túnel iluminado de 400 metros, que, aliado à decoração das lojas do Polo Moveleiro, vão deixar a via ainda mais charmosa. Das 16h às 21h, a região será exclusiva de pedestres, que vão poder tirar fotos com o Papai Noel e curtir apresentações em três minipalcos, além, claro, de conferir a boa gastronomia, o artesanato, moda e móveis disponíveis. Até a bonequinha da sorte, símbolo da cidade vai entrar no clima e ganhar uma versão Mamãe Noel para a temporada.

O Natal de Gravatá 2023 vai muito além do principal cartão-postal local. Quatro polos de apresentações culturais serão montados, além de 15 polos de decoração natalina. O Palco “É Natal”, em frente à Prefeitura Municipal, abrigará apresentações de corais, enquanto o Pátio de Eventos, coração dos grandes eventos de rua da cidade, receberá a arena para os espetáculos de ballet aéreo, que são o diferencial da programação e vão ocorrer de 21 a 25 de dezembro. Só no espetáculo aére, nada menos que 110 bailarinos e atores participam.

“Estamos muito felizes em encerrar este ano de 2023, que foi tão desafiador, conseguindo realizar um evento tão bonito. O Natal também é nossa alta temporada para o turismo e por isso todo o empenho da Prefeitura em realizar esta festa. Temos muitas novidades, como o Expresso Natalino e a volta da parada natalina, que foi um pedido especial dos comerciantes. Queremos que os visitantes venham à cidade se divertir e possam fazer aqui também as suas compras de Natal”, salienta o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima.

A parada, ou melhor, o Desfile Natalino – “Em Busca da Estrela de Natal”, que cita o gestor de Turismo, envolverá um time de 200 dançarinos, atores e músicos. Eles vão percorrer toda a Rua Cleto Campelo, até chegar à sede municipal, que será inteiramente decorada. Serão realizados quatro desfiles, nos dias 8, 9, 15 e 16 de dezembro.

Entre as novidades deste ano, o Expresso Natalino, jardineira decorada especialmente para circular pela cidade, passando pelos principais pontos turísticos, é uma das que promete chamar mais atenção. O ponto de partida será o Centro de Informações Turísticas (CIT), localizado na via local da BR 232, com roteiros e horários a serem divulgados.

Outro destaque é a Vila Natalina da Assistência Social, a ser montada pela Secretaria de Assistência Social e Juventude, na Avenida Joaquim Didier. Nela, serão montados os pinheiros do “Concurso de Pinheiros Natalinos”, a serem adotados por empresas ou pessoas físicas interessadas em deixar a sua marca na festa, criando a árvore de Natal mais bonita. O concurso será anunciado em breve por meio de edital e a seleção será por meio de voto popular.

A Vila Natalina contará ainda com a Casa do Papai Noel, apresentações culturais, atividades de recreação para a garotada na Kombiteca e degustação de pratos preparados na Cozinha Comunitária, a partir do reaproveitamento de alimentos.

A primeira-dama e secretária Municipal de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, detalha a novidade: “Este ano estamos inovando com a Vila de Natal da Assistência Social, onde apresentaremos alguns dos serviços ofertados pelo município nessa área, como os projetos Criança Feliz, Cozinha Comunitária, a Kombiteca e a Casa da Juventude, entre outros. Nosso intuito é trazer mais um atrativo a este evento tão esperado, que é o Natal de Gravatá. Estaremos na Av. Joaquim Didier, funcionando sempre nos dias de espetáculos. Traga sua família para vivenciar conosco esta época de esperança e fraternidade”.

Todas as atividades da programação são abertas ao público e contemplam adultos e crianças. Durante os desfiles natalinos, o Memorial de Gravatá abrigará um camarote de acessibilidade para cadeirantes e pessoas com deficiências ou dificuldades de locomoção. Confira, abaixo, a programação completa do Natal de Gravatá 2023 – “A Caminho do Amor”.

PROGRAMAÇÃO

TARDES NO POLO (Polo Moveleiro) – 16h

25/11 – Abertura do Natal de Gravatá – Edição Especial do “Tardes no Polo”

PALCO É NATAL (Prefeitura Municipal) – 19h30

01/12 – Apresentações de corais, música, teatro e dança.

02/12 – Apresentações de corais, música, teatro e dança.

DESFILE NATALINO: “EM BUSCA DA ESTRELA DE NATAL” – 19h30

08/12 – Desfile Natalino “Em busca da Estrela de Natal”

09/12 – Desfile Natalino “Em busca da Estrela de Natal”

15/12 – Desfile Natalino “Em busca da Estrela de Natal”

16/12 – Desfile Natalino “Em busca da Estrela de Natal

ESPETÁCULO DE BALLET AÉREO – 19h30

20/12 – Espetáculo “Sob a Luz da Lua” (ensaio geral)

21/12 – Espetáculo “Sob a Luz da Lua”

22/12 – Espetáculo “Sob a Luz da Lua”

23/12 – Espetáculo “Sob a Luz da Lua”

24/12 – Espetáculo “Sob a Luz da Lua”

25/12 – Espetáculo “Sob a Luz da Lua”

VILA NATALINA – 01, 02, 08, 09, 15, 16, 21, 22, 23, 24 e 25 – 18h

                        Abertura da Vila de Natal da Assistência Social

                        Casa do Papai Noel

                        Apresentação dos Pinheiros Decorados Participantes do Concurso

                        Apresentação da Academia de Música Professor Maestro João Netto

                        Recreação com o Programa Criança Feliz

Oficinas de Leitura na Kombiteca

                        Degustação de pratos da ceia preparados na Cozinha Comunitária