O rapper João Merín convida os ouvintes a uma jornada pelo dub e soundsystem em seu novo EP, “Oceano”. O artista de Salvador inaugura uma nova etapa criativa e faz deste registro ao vivo uma celebração de sua trajetória até aqui.
Ouça “Oceano”: https://onerpm.link/ep-
Assista “Oceano” (Ao Vivo): https://bit.ly/
Merín tem chamado atenção com sua versatilidade musical desde que se lançou em carreira solo em 2018. Sua trajetória inclui uma ampla gama de influências, desde o reggae jamaicano até o dub e o hip-hop, e suas explorações sonoras culminaram neste EP ao vivo.
“Oceano” é uma compilação de alguns dos destaques da carreira de João Merín, extraídos de seus três álbuns anteriores. Com um total de cinco faixas, o EP evoca uma sensação de nostalgia dos anos 80, quando as performances ao vivo eram norma e resultavam em álbuns memoráveis.
A seleção de canções para “Oceano” foi cuidadosamente feita para garantir que casassem perfeitamente com a estética do rap, dub, riddim e soundsystem, os gêneros musicais que mais compreendem a essência deste projeto. A faixa-título sempre foi uma favorita do público nos shows de João Merín, tornando-a a peça central deste projeto.
O aspecto audiovisual do EP faz dele uma experiência completa. Dirigido e editado por Kian Shaikhzadeh, o vídeo de “Oceano” utiliza duas câmeras, uma das quais é uma relíquia do passado, evocando a sensação de apresentações dos artistas da década de 90. Essa escolha estética é um tributo aos clipes e filmes vintage que influenciaram o visual do projeto, como “Conexão Jamaica” e clipes de Jacob Miller & Inner Circle.
João Merín é um artista que não para de evoluir. Desde seu primeiro EP “Lírios”, sua jornada musical tem sido marcada por inovação e exploração de sonoridades. Em 2021, ganhou o Prêmio Move de Música, antigo Prêmio Caymmi de música, com seu EP visual “Cavalo de Tróia”. Em 2022, lançou seu terceiro disco de estúdio e documentário homônimo, “Galo, A Ciência do Tambor”, um projeto imersivo no samba-reggae nas culturas serpentinas. No final de 2022, iniciou sua parceria com a Peneira Musical, onde chegou a lançar o single “Tambores Para Uma Nova América”, que veio a integrar a versão Deluxe do último álbum.
Em 2023, o artista, que até então era conhecido como Marcola Bituca, assumiu o novo nome artístico João Merín, enfatizando a mudança a partir do manifesto “Nós Nos Pertencemos”. Agora, “Oceano” faz um mergulho profundo em sua carreira, oferecendo ao público uma visão íntima de sua evolução enquanto o artista navega em águas musicais profundas.
A Tour Oceano, que passará por São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro em novembro, promete levar essa experiência ao público ao vivo, completando o ciclo desse trabalho que já nasce com vocação para os palcos.
O lançamento é da Peneira Musical, que atua como selo, produtora e editora, com o propósito de impulsionar a arte de pessoas LGBTQIAP+, pretas, 50+ e periféricas em geral, apoiando, capacitando e tornando suas carreiras sustentáveis. Foi fundada em 2020, no Rio de Janeiro, pela cantora e compositora Elisa Fernandes, mulher negra, lésbica, periférica e cria de escola de samba, cuja obra e vida se refletem no selo.
Ficha técnica:
Artista – João Merín
Produção Musical – Marcelo Santana (Aquahertz)
Guitarra – Yan Santana
BackVocal – Tacio Pirez
Técnico de Retorno – Leandro Pessoa
Engenharia de Mixagem – Yan Santana