O longa-metragem “Anatomia de uma Queda”, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, em maio último, poderá ser visto na 14ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês. A produção, dirigida por Justine Triet, integra a programação do evento entre os dias 9 e 22 de novembro. Antes disso, o filme abre a Mostra São Paulo para convidados e terá sessões com ingressos para o público. “Anatomia de uma Queda” chega aos cinemas brasileiros no primeiro semestre de 2024, com distribuição da Diamond Films. Justine foi a terceira mulher a conquistar a Palma de Ouro. Antes dela, apenas Jane Campion, com “O Piano”, em 1993; e Julia Ducournau, com “Titane”, em 2021, filme este exibido na programação do Festival Varilux em 2021.

Sinopse:

Vencedor da Palma de Ouro 2023, ANATOMIA DE UMA QUEDA é um retrato envolvente de uma mulher sendo julgada pelo assassinato de seu marido. No filme, a vida da escritora alemã Sandra (Sandra Hüller) desmorona quando seu marido, Samuel, é encontrado morto. Aos poucos, o julgamento deixa de ser apenas uma investigação das circunstâncias da morte de Samuel e se torna uma inquietante jornada psicológica às profundezas da relação conturbada do casal.

Elenco: Sandra Hüller, Swann Arlaud, Milo Machado Graner

Justine Triet, diretora

Nascida em 17 de julho de 1978, Justine Triet estudou na escola Beaux-Arts em Paris e realizou seu primeiro curta-metragem em 2006: Sur Place. Em seguida, dirigiu Des ombres dans la maison (2010), rodado em uma favela de São Paulo. Tornou-se conhecida com Naughty Girl, Bad Boy,curta-metragem de ficção que ganhou o prémio de Melhor Filme Europeu na Berlinale e o Grande Prémio no Festival Premiers Plans de Angers em 2012. Seu longa-metragem de estreia na direção, A Batalha de Solferino (2013), foi apresentado como parte do programa ACID no Festival de Cinema de Cannes de 2013, e ficou em 10º lugar na lista dos 10 melhores do Cahiers du Cinéma em 2013. Em 2016, escreveu e dirigiu a comédia-drama romântica Na cama com Victoria, que foi indicada ao Prêmio César de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original. Dois anos depois, seu filme de comédia dramática Sibyl estreou no Festival de Cinema de Cannes, onde concorreu à Palma de Ouro.                  

“Tanta precisão, tanta inteligência na atuação nas diferentes línguas […] que seu personagem fala, tanto poder, tanto carisma nunca esmaga o filme, mas o impulsiona ainda mais alto.” – Première 

“Uma merecida Palma de Ouro.” – Rolling Stone

“Vencedora da Palma de Ouro em Cannes, Justine Triet reinventa os códigos do thriller jurídico ao fazer de um julgamento de homicídio o cenário para uma fascinante dissecação da intimidade conjugal.” – Libération

O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinadores principais a Essilor/Varilux, a Pernod Ricard/Lillet e a TAG, além do Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Air France, Grupo Accor (Fairmont) além das distribuidoras dos filmes: A2, Belas Artes-Pandora, Bonfilm, California Filmes, Diamond Films, Filmes Do Estação, Mares Filmes, Paris Filmes, Synapse e Zeta Filmes, os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

Sobre a Bonfilm

Além de distribuidora de filmes, a Bonfilm é realizadora do Festival Varilux de Cinema Francês que, nos últimos 13 anos, promoveu mais de 35 mil sessões nos cinemas e somou um público de mais de um 1,1 mil espectadores. Desde 2015, a Bonfilm realiza também o festival Ópera na Tela, evento que exibe filmes de récitas líricas em uma tenda montada ao ar livre no Rio de Janeiro, e que já teve uma edição em São Paulo, além de cinemas de todo Brasil.

Siga Festival Varilux de Cinema Francês nas redes:

Facebook / Instagram / Youtube / Giphy / Spotify: @variluxcinefrances

Twitter: @variluxcinefr 

hashtag: #FestivalVarilux