A Universidade de Pernambuco (UPE) está entre as melhores instituições de ensino superior (IES), segundo o Times Higher Education (THE), divulgada na última quarta-feira (27/09), pelo The World University Rankings 2024. Entre as universidades brasileiras, a UPE é uma das 67 universidades presentes na edição deste ano, que ampliou o número de IES analisadas.
O Times Higher Education World University Rankings 2024 incluiu 1.904 universidades em 108 países de várias regiões. A tabela teve como base a nova metodologia WUR 3.0, que inclui 18 indicadores de desempenho, que contabilizaram o desempenho das instituições em cinco áreas: ensino (ambiente de aprendizagem), com peso de 29,5%, ambiente de investigação (quantidade, receita e reputação), com peso de 29%, qualidade da investigação (impacto das citações, força da pesquisa, excelência da pesquisa e influência da pesquisa), com peso de 30%, indústria (Renda da Indústria e patentes), com peso de 4% e perspetivas internacionais (funcionários, estudantes e pesquisa), com peso de 7,5%. A classificação analisou mais de 134 milhões de citações em 16,5 milhões de publicações de pesquisa e incluiu respostas de pesquisas de 68.402 acadêmicos em todo o mundo. No geral, coletou-se 411.789 pontos de dados de mais de 2.673 instituições. A Universidade de Oxford lidera o ranking pelo oitavo ano consecutivo, seguida pela Universidade de Stanford e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
“Nos últimos anos a Universidade de Pernambuco tem se destacado nos principais rankings internacionais, resultado do trabalho da comunidade acadêmica, com ações de impactos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Parabenizo todos os envolvidos e continuamos empenhados no aperfeiçoamento dos dados da instituição, com o objetivo de oferecer os melhores serviços à população, disponibilizados em diferentes unidades de educação e educação e saúde”, destacou a Profa. Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.
Na edição atual, a Universidade de Pernambuco se apresenta na faixa 126º – 150º das melhores universidades da América Latina, na faixa 501+ das melhores universidades jovens do mundo. A instituição apresentou melhorias nos índices gerais de citações de trabalhos desenvolvidos pela comunidade acadêmica, ambiente de pesquisa e perspectivas internacionais da UPE.
“O resultado do The World University Rankings 2024 é reflexo de um trabalho coletivo dos estudantes, docentes, pesquisadores e servidores da UPE. Os dados são incentivos para que possamos continuar com o trabalho sério com todos os integrantes da instituição, com o objetivo de proporcionar o crescimento da instituição e colaborar com o fortalecimento das potencialidades do Estado de Pernambuco”, enfatizou o Prof. José Roberto de Souza, Vice-reitor da UPE.
A Universidade de Pernambuco parabeniza a comunidade acadêmica, estudantes, docentes, técnicos-administrativos e colaboradores, pelos resultados atingidos.