O projeto foi desenvolvido em conjunto com a comunidade e beneficiará 75 famílias, contando com equipamentos de lazer e para a prática de exercícios

Uma praça equipada com brinquedos diversos, bancos em concreto, pista de cooper, equipamentos para a prática de exercícios, mesa de jogos e iluminação especial começou a ser construída na comunidade da Vila Nova Tatuoca, localizada no Cabo de Santo Agostinho. A requalificação do espaço onde antes havia uma área de entretenimento é de responsabilidade do Complexo de Suape e a nova obra é resultado de um amplo diálogo com os moradores da localidade, onde residem 75 famílias. A vila foi construída pela estatal portuária e entregue em 2014.

“Nossos colaboradores da área socioambiental realizaram várias reuniões com a comunidade e o projeto foi desenvolvido pela Diretoria de Infraestrutura a partir dessa escuta. Os moradores acompanharam todas as etapas do processo e participarão da gestão do espaço público, para fortalecer o sentimento de pertencismo entre eles. Será mais uma entrega de Suape com o intuito de melhorar a qualidade de vida nas comunidades do território”, pontua o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot.

As obras do “Parque Comunidade Vila Tatuoca” serão concluídas em seis meses e o canteiro de obras vai ser instalado nos próximos dias pela empresa vencedora da licitação: Guerra Construções Ltda. Para contemplar o pleito dos moradores, Suape está investindo R$ 859.976,48 na construção da nova área de lazer, que beneficiará centenas de pessoas, entre idosos, adultos, jovens e crianças. O espaço tem 1.400,12 metros quadrados.

“Nossa vila vai ficar uma beleza com essa nova obra. Chegou em boa hora, porque as crianças e os jovens daqui só contam com essa área para se divertirem. Mesmo agora, com a praça tomada pelo mato, eles se encontram todo dia para jogar bola, brincar e conversar. Meus filhos já são adultos, mas tenho certeza de que todo mundo adorou essa iniciativa de Suape. Eu mesma penso em fazer caminhada por lá, já que haverá pista de cooper”, comenta a dona de casa Maria do Carmo da Silva, que mora a menos de 50 metros da área pública.

INTERVENÇÕES

A melhoria da infraestrutura das comunidades localizadas no território do complexo e nos municípios do entorno fazem parte do escopo da gestão da estatal em consonância com a Agenda ESG (sigla em inglês para gestão ambiental, social e de governança) e com as premissas do Plano Diretor Suape 2035. Este ano, as comunidades de Gaibu e Calhetas, ambas localizadas no Cabo de Santo Agostinho, foram beneficiadas com obras de pavimentação de várias ruas, beneficiando centenas de famílias. O acesso a Calhetas, por exemplo, ganhou calçamento em paralelepípedo e calçadas, atraindo mais visitantes para a histórica vila.

O Complexo de Suape também entregou, em maio deste ano, os Planos de Mobilidade Urbana para as Prefeituras do Cabo de Santo Agostinho e de Sirinhaém, localizadas no território estratégico do atracadouro pernambucano. Com os documentos, os municípios podem pleitear recursos públicos para melhorar o trânsito, a acessibilidade e o sistema de transporte coletivo.