A instituição, entre as melhores ONGs do mundo, realiza diversos programas para estudantes ainda na escola, como o Miniempresa

Empreendedor para transformar. Esse é um dos lemas da Junior Achievement, instituição sem fins lucrativos, que atua na educação empreendedora de jovens, ainda na escola. Eleita como a sexta melhor ONG do mundo, segundo ranking do The Doot Good, além de ter sido indicada ao prêmio Nobel, a Junior Achievement foi criada nos Estados Unidos e tem mais de 100 anos de atuação. Hoje, a associação educativa está presente em mais de 120 países.

No Brasil, está desde 1983, completando 40 anos de atuação. Já seu escritório em Pernambuco chegou em 2003. Assim, há 20 anos a Junior Achievement vem desenvolvendo vários programas para jovens dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas, especialmente. O objetivo é oferecer educação “econômica-prática” e experiências no sistema de livre iniciativa, através da parceria entre a rede pública e voluntários da classe empresarial que dedicam parte de seu tempo ensinando e compartilhando suas experiências com os alunos.

Através de metodologia própria, a organização pretende que os jovens despertem o espírito empreendedor e obtenham uma visão clara do mundo dos negócios, facilitando, assim, o acesso ao mercado de trabalho e estimulando seu desenvolvimento pessoal. São vários programas desenvolvidos ao longo do ano letivo, como: Tech.Já; Conectado com o amanhã; Impulso Digital; Empresário Sombra por um dia; Economia Pessoal; Nossa Comunidade; e Innovation Camp.  

O grande destaque fica por conta do programa Miniempresa, que possui cerca de cinco meses de duração. Somente neste ano, participam 750 estudantes de escolas públicas da Região Metropolitana e interior de Pernambuco, como Recife, Olinda, Paulista, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Belo Jardim, Gravatá e Paudalho. O objetivo do projeto, desenvolvido com jovens do segundo ano do ensino médio, é ensinar aos estudantes como planejar e operar uma empresa, na prática.

Os estudantes até participam de uma feira de negócios, a Feira de Miniempresas, onde comercializam seus produtos criados ao longo da jornada do programa, que também conta com a Gincana de Miniempresas e a Formatura. Durante os encontros semanais, os estudantes aprendem fundamentos de economia de mercado e da atividade empresarial, através do método Aprender-Fazendo. As atividades são ministradas por voluntários, entre estudantes universitários e profissionais de diversas áreas, que receberam treinamento da JA Pernambuco, doaram tempo e compartilharam conhecimento com os jovens.

Nesta edição do Miniempresa, muitos produtos foram produzidos pensando na sustentabilidade, reutilização de materiais reciclados, produtos biodegradáveis, orgânicos e veganos. Entre eles: recipiente confeccionado com cana de açúcar, feito para armazenamento de plantas e objetos; luminária feita com palito de picolé; agenda produzida com material reciclável; sabão ecológico, a base de óleo de cozinha reciclado e essências regionais; porta-garrafa fabricado com camisas de malha usadas; e shampoo em barra, de composição vegana e embalagem orgânica.

Capa de chuva para mochila, velas personalizadas na cultura pernambucana, feitos de da cera vegetal e capa do caderno produzida com papelão, folhas e capa com fibras da cana de açúcar são outros produtos idealizados e produzidos pelos próprios estudantes. Nesta edição, participam 200 pessoas como voluntárias do projeto, além do Miniempresa contar com o apoio Grupo Moura, Gerdau, Da Fonte Advogados, Secretaria de Educação e Esporte do Governo do Estado de Pernambuco e Prefeitura do Recife, através do Comdica Recife.

SERVIÇO | JUNIOR ACHIEVEMENT PERNAMBUCO

Endereço: Rua da Guia, 142, sala 307/05, Empresarial ITBC, Recife Antigo.

Informações: (81) 3421.2277 e 81 98162.1035

Site: jape.org.br

Instagram: @japernambuco