Provas acontecem nos dias 5 e 12 de novembro e edição deste ano contará com aproximadamente 4 milhões de estudantes;
Para a psicóloga Waniele Aguiar, tarefas simples como arrumar o quarto, pode ter um impacto significativo na saúde mental do indivíduo e contribuir com o aprendizado
Criado com o intuito de avaliar o desempenho dos estudantes no final da educação básica, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma ferramenta de seleção usada pelas universidades públicas e particulares de todo o Brasil. Além disso, a partir do exame, derivam os programas de bolsas e financiamento estudantil para universitários, isto é, trata-se de uma oportunidade única para quem sonha com a formação acadêmica.
Com 3,9 milhões de estudantes inscritos na edição 2023 do exame, a discussão acerca de metodologias eficazes para ampliar o foco nos estudos vem à tona de forma recorrente nesse período que antecede à realização. Para especialistas na área de educação e comportamento, ter um plano de estudos em mãos é uma tarefa significativa para quem quer ir bem na avaliação.
Segundo Waniele Aguiar, docente do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, uma dica para aperfeiçoar a concentração e o foco na preparação para os dias de prova, é cuidar com a organização dos ambientes de estudo.
Para a especialista, tarefas simples do cotidiano como arrumar o quarto, pode ter um impacto significativo na saúde mental das pessoas e assim, contribuir com o aprendizado.
“Um ambiente limpo e organizado pode ajudar a reduzir o estresse, aumentar a sensação de controle sobre a própria vida e promover uma sensação geral de bem-estar. A organização do quarto não precisa ser uma tarefa árdua, é possível começar pequeno, definir metas alcançáveis e manter uma rotina de manutenção para manter seu quarto limpo. A partir disso, essa pessoa terá uma probabilidade maior de ter o seu raciocínio e concentração canalizados exclusivamente para o conteúdo estudado, sem distrações da bagunça, por exemplo, e com isso, a absorção desse conteúdo com certeza será maior”, analisa.
A especialista explica ainda, que quando se tem um espaço organizado, há menos elementos visuais competindo por atenção. “Isso permite que o indivíduo se concentre mais facilmente na tarefa em mãos. Um quarto bagunçado pode ser visualmente e mentalmente sobrecarregante. Portanto, a partir dessa arrumação, elimina-se a desordem visual, fator que reduz o estresse associado a ela”.
Por fim, Waniele, dá algumas dicas sobre a importância de organizar os ambientes de estudo para a ampliação do foco. Confira:
Melhora o sono: Um quarto arrumado cria um ambiente mais propício ao relaxamento e ao sono. Você se sentirá mais confortável e tranquilo em um quarto limpo e organizado, o que pode melhorar a qualidade do seu sono, o que faz que seu dia renda mais durante o período que precisa estudar.
Aumenta o senso de controle: Arrumar o quarto é uma ação concreta que você pode tomar para melhorar o seu ambiente e, consequentemente, o seu estado mental. Isso pode aumentar o seu senso de controle sobre a sua vida, o que é importante para a saúde mental.
Promove a produtividade: Sentir-se produtivo pode elevar o seu ânimo e aumenta a autoestima: Ao cuidar do seu espaço e mantê-lo limpo e organizado, você está demonstrando autocuidado.
Reduz a sensação de sobrecarga: Um quarto desorganizado pode fazer você se sentir sobrecarregado e ansioso. Ao arrumá-lo, você pode reduzir a sensação de caos em sua vida e experimentar uma sensação de alívio, deixando essa pessoa livre para executar a tarefa principal, ESTUDAR!
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores.
Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País.
Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros.