A Petrobras, uma das maiores incentivadoras de cultura do País, está confirmada como um dos principais parceiros da XIV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que acontece de 6 a 15 de outubro, no pavilhão interno do Centro de Convenções, em Olinda. Juntos, Petrobras e Bienal PE promovem o espaço Conexão Petrobras – Plataforma de Lançamentos, um dos ambientes mais democráticos da feira literária, destinado à realização de lançamentos de livros e quadrinhos de autores consagrados ou emergentes. O espaço também dedicará um horário para a realização de dinâmicas voltadas ao universo geek, além de desenvolver discussões literárias.
Por lá, serão dez dias de programação intensa, com atividades que devem atrair públicos de diferentes idades, diariamente, das 11h às 20h. Entre atrações do primeiro dia de evento (6/10), está confirmado o lançamento do livro “Pecúlio”, a partir das 16h, com o autor Jorge Filó. Já às 19h acontece o lançamento da antologia “Riquezas da terra”, com Aldonez Pereira.
No segundo dia (7/10) acontece o lançamento do livro “Literatura Brasilis”, Coleção Potiguar (UBE RN), a partir das 11h. Às 13h, a autora Mércia Albuquerque Ferreira lança o livro “Diários 73-74,” com organização de Roberto Monte. O espaço também recebe a palestra “Os Caminhos da Cura”, com a escritora Angela Rodrigues (IN-FINITA), às 16h. E para relembrar a vida do Rei do Baião, às 18h acontece o lançamento do livro “Luiz Gonzaga: 110 anos do Nascimento”, do autor Paulo Vanderley.
Já no terceiro dia os visitantes vão poder conferir o lançamento do livro “Ajitirana poética”, da autora Maria José de Melo, a partir das 11h. Já às 14h, os escritores e desenhistas Eron Villar, Lua, Luciano Félix, Bruno Alves, Thais Kisuki, Fábio Paiva, Adriano dos Anjos e Marcos Santana se unem para o lançamento do livro “Ó Josué”. No dia, ainda haverá um bate-papo com o tema “O passeio de Clarice Lispector pelo Recife”. A conversa tem início às 15h35 com Augusto Ferraz e mediação de Geórgia Alves e Thaís Schio (IN-FINITA).
Na segunda-feira (9/10) entra em cena, entre outros nomes, o autor José Sales, falando sobre o livro “Proseando com a Cultura”. Também estão confirmados os lançamentos de “Uma Lagartixa Em Minha Casa”, de Eliete Ferreira Carvalho; “O Amor Não Se Explica”, de Valque Santos; a coletânea “As várias faces da perna cabeluda”, com organização de Marcos de Andrade Filho e Iaranda Barbosa, livro Coisa perdida, de Taciana Oliveira e Na terra do Podcast, de Lina Fernandes.
No dia seguinte, terça-feira (10/10), quem marca presença é Celina Bezerra, para o lançamento do livro “Sara, a sereia rara”. Também acontece a “Oficina Literária Paulo Caldas”, onde 27 participantes apresentam textos em prosa e verso.
Já na quarta, os destaques ficam por conta do lançamento do livro “Como conquistar a atenção do seu aluno”, de autoria de Flávio Ferreira e de Paulo Dutra, ex-Secretário de Educação de PE. Também acontece a roda de diálogo sobre “Quadrinhos e Empreendedorismo”, com Carlos Ruas e mediação de Eron Villa.
Entre os destaques do dia 12/10 estão a autora Thuca Kércia Morais, que lança o livro “Paulo Freire: uma Biografia em Quadrinhos”. O poeta contemporâneo brasileiro Philippe Wollney também marca presença para lançar o livro “Aquele que tudo devora”.
No dia 13/10, o “Projeto Valorização cultural, história e geográfica das cidades brasileiras”, com idealização de Socorro Sobral, estará no espaço. No mesmo dia também acontece um bate-papo com autor Cristovam Buarque, que fala dos livros “A Última Trincheira da Escravidão” e “O mundo é uma escola: o que aprendi em viagens”, com mediação de Maurício Rands.
No penúltimo dia de atividades (14/10), o espaço Conexão Petrobras – Plataforma de Lançamentos recebe Marília Rufino para o lançamento do livro “Como é ser mãe e chefe de família – Um estudo sobre as famílias monoparentais femininas”. Autores pernambucanos também estão confirmados para lançamentos: Tito Lívio Lisboa, com “7 janelas para o transitório” e “A qualquer hora da noite, enquanto piso em pedras ternas”, com a autora Geórgia Alves.
Fechando a programação, no domingo (15/10), acontecem os lançamentos de livros da editora In-Finita. Entre eles: “O escutador da quaresma” com a autora Renata Queiroga; “Segunda primavera”, de Renata Campos, apresentado pela editora Adriana Mayrinck; “Semente Presente: Um livro para Marielle Franco (Elas e as Letras)” apresentado pela editora Adriana Mayrinck; e “Infinitos” com o autor Frederico Dantas Vieira.
Para conferir a programação na íntegra, acesse: https://bienalpernambuco.com/. Os ingressos para a XIV Bienal PE já estão à venda e podem ser comprados através do Sympla (https://www.sympla.com.br/produtor/bienalpe).
A XIV Bienal PE tem patrocínio do Itaú Unibanco, patrocínio premium da Petrobras com apoio da Prefeitura do Recife, Sebrae, Sesc Pernambuco. Também há apoio institucional da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e União Brasileira de Escritores de Pernambuco (UBE PE). A realização é da Cia de Eventos, Ideação, VOX, Ministério do Turismo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Mais sobre a Petrobras – A Petrobras celebra 70 anos em 2023, marcando sua liderança na transição energética do país. Com a assinatura “O Brasil é a nossa energia”, uma campanha publicitária diversificada, destaca temas como liderança, transição energética, biodiversidade, cultura e esporte.
Atualmente, a Petrobras se aproxima do público jovem com uma linguagem contemporânea, enfatizando a diversidade em todas as formas, incluindo gênero, raça e pessoas com deficiência. Além disso, a empresa reforça seu compromisso com a sociedade por meio de projetos de responsabilidade social, cultura e esporte, construindo uma energia sustentável para o futuro do Brasil.