Artista participou da Lavagem da Madeleine, em Paris, e da Lavagem de Santo António, em Lisboa. Theone também é o autor dos hinos oficiais das duas festividades, embalados pela sua bagagem cultural

Reconhecido pela sua efervescência na música nordestina, o cantor e compositor Charles Theone, natural de Inajá, no Sertão de Pernambuco, desembarcou na Europa para integrar importantes festas culturais da região. Ele fez parte da comitiva de artistas brasileiros que circularam por eventos consagrados, como a Lavagem da Madeleine, em Paris, e a Lavagem de Santo António, em Lisboa.

No dia 10, na 22ª Lavagem da Madeleine, uma das mais importante festa do Brasil na Europa, Theone fez parte do cortejo que reuniu manifestações culturais como maracatu, capoeira, samba, axé music, frevo, ciranda, MPB, e tantos outros movimentos, ao lado de nomes como Carlinhos Brown e Robertinho Chaves, idealizador do evento. 60 mil pessoas foram arrastadas pelas ruas de Paris, ao som do trio elétrico com os artistas brasileiros.

O pernambucano Charles Theone é consolidado ainda como destaque na festa por ser o compositor, em parceria com o baiano Roberto Chaves, do hino do evento, a canção Madalena Abençoar. Recentemente, o trabalho foi gravado e lançado com as vozes de cantores que já participaram da Lavagem da Madeleine, entre eles, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Tonho Matéria, Jau, Marcia Freire, Marcelo Ferreira, Valerie Lu, além dos dois compositores.

Já em Lisboa, mais uma comitiva musical se reuniu, desta vez para animar a segunda edição da Lavagem de Santo António. O evento aconteceu entre os dias 14 e 17, com celebração religiosa e cultural, sendo no último dia com um grande cortejo artístico pelas ruas da capital portuguesa. Durante o cortejo, Charles Theone fez o lançamento oficial da canção “Festa de Santo António”, também de sua autoria, que logo caiu no gosto de todos os presentes.

“Essas festas acontecem para mostrar a união de todas as tribos da nossa cultura brasileira, consolidando nossas manifestações como representações artísticas internacionais. Tenho grande satisfação em levar meu Pernambuco e meu Nordeste para o velho continente, em especial, sendo compositor das músicas que embalam essas duas festividades”, comemora Charles Theone.

SOBRE CHARLES THEONE

O cantor, ator, poeta, compositor e grande expoente da música Charles Theone, traz a sua musicalidade com uma mistura de regional e pop. Com uma assinatura própria, Theone imprime sua marca ao harmonizar com maestria ritmos globais como pop, rock, jazz, soul, folk, afro, latino, eletrônica, com ritmos locais como coco, xote, forró, baião, frevo, maracatu e poesia.
Sua carreira começou no Maracatu do Nação Camaleão, seguindo pelo Maracatu Nação Pernambuco, oportunidade que possibilitou passar por mais de 100 cidades no Velho Continente. Em carreira solo, morou no Rio de Janeiro, onde dividiu o palco com nomes consagrados da Música Popular Brasileira, como Gilberto Gil, Milton Nascimento, Geraldo Azevedo e seu padrinho musical Alceu Valença.

Em Pernambuco, Theone é reconhecido como a nova geração da música popular, regional e nordestina. O cantor e poeta homenageou o Nordeste através da trilogia musical Forró Colorido, Vento Forte e Inajá Iê. Com a música “Forró Colorido”, foi campeão do prêmio de melhor show do 38º Festival Janeiro de Grandes Espetáculos (Recife, PE). Também já recebeu o título de Embaixador Cultural concedido pela Prefeitura de Inajá-PE e Câmara de Vereadores.