A Embalixo, líder no setor de sacos para lixo, foi oficialmente aprovada pela ONU como uma empresa signatária do Pacto Global das Nações Unidas, juntando-se aos mais de 1.900 membros que hoje fazem parte de uma das maiores iniciativas de sustentabilidade corporativa do mundo. De acordo com informações disponibilizadas pela organização, a Rede Brasil do Pacto Global é a atualmente a terceira maior rede do mundo. A entrada da empresa a esse pacto ressalta seu compromisso em operar de acordo com padrões éticos e sustentáveis, valores que estão cada vez mais na mira dos consumidores. “À medida que mais empresas se comprometem com a implementação dos princípios e objetivos do Pacto Global, o mundo empresarial dá passos firmes em direção a um futuro ecologicamente consciente”, comenta Rafael Costa, diretor comercial Embalixo.
Para ele, essa aprovação possui um significado importante e não apenas valida os empenhos da empresa em suas iniciativas sustentáveis, mas demonstra que até mesmo os setores que aparentemente são menos relacionados à sustentabilidade podem desempenhar um papel importante na promoção de mudanças positivas. “Tornar-se uma empresa signatária da ONU é um momento de grande orgulho para nós. Isso é um testemunho do nosso compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Continuaremos a liderar não apenas em nosso setor, mas também como defensores das metas globais de sustentabilidade”, observa.
Desde 2022, a empresa tem concentrado esforços em seu plano de neutralização de carbono para sua fábrica. E, atualmente, está empenhada em reduzir resíduos através da implementação de práticas de economia circular. Esse modelo de produção permite que eles fabriquem sacos a partir de plásticos que já foram utilizados, promovendo a reutilização de materiais e reduzindo a o descarte de resíduos. “Estamos firmemente empenhados em reduzir nosso impacto ambiental. Nosso plano de neutralização de carbono e a adoção da economia circular são etapas cruciais para alinhar nossas operações com nossos valores de responsabilidade social e ambiental. Queremos ser líderes não apenas em produtos inovadores, mas também em práticas empresariais sustentáveis”, ressalta Costa.
Com 18 anos de mercado, a empresa se destaca no setor devido às suas iniciativas e produtos inovadores, únicos no mercado, como o primeiro saco de lixo feito completamente sem plástico e totalmente compostável. Além do primeiro saco antivírus do mercado, que foi um aliado dos consumidores durante a pandemia de coronavírus. Este saco revolucionário é capaz de inativar até 99,999% do coronavírus.
Para completar a lista de iniciativas da Embalixo, recentemente a empresa alcançou um grande feito. Ela teve a oportunidade de participar de um dos projetos de metas ambientais do iFood, que tem como objetivo reduzir o uso de plásticos nas operações de delivery até 2025. Essa iniciativa envolve a criação de sacolas biodegradáveis e compostáveis, confeccionadas a partir de matérias-primas como cana-de-açúcar e amido. Inicialmente, essas sacolas foram introduzidas nas lojas próprias de mercado do iFood, seguindo a mesma formulação do produto “Zero Plástico” já lançado pela empresa.
As conquistas da Embalixo refletem uma visão empresarial que vai além da busca pelo lucro, concentrando-se na responsabilidade social e ambiental. Isso consolida o papel da empresa no mercado e atrai cada vez mais consumidores. Ao criar produtos únicos que não apenas atendem às necessidades de seus consumidores, mas também têm impactos positivos na sociedade e no meio ambiente, a Embalixo consegue se estabelecer como uma líder no setor e um exemplo a ser seguido por outras empresas que buscam a inovação sustentável.
Sobre a Embalixo
Fundada em 2004, a Embalixo possui 19 anos de atuação e conta com mais de 400 colaboradores, sendo 70% deles mulheres na planta em Hortolândia, no interior de São Paulo.
A companhia conta com uma produção de cerca de 1.100 toneladas/mês. A inovação e a sustentabilidade são pilares básicos da empresa, que oferece soluções exclusivas ao mercado, como o saco para lixo feito de planta com tecnologia que captura a emissão de gás carbônico; saco para lixo com alças; com abas; antibacterianos; com repelente de moscas e mosquitos; com neutralizador de odores; sacos com material reciclado; e, recentemente, lançou o primeiro saco para lixo Vegano do mundo.