Os quase 500 pontos conquistados no desafio proposto pela Mind Lab, proprietária de uma metodologia pioneira no desenvolvimento de habilidades soioemocionais, deram o terceiro lugar ao professor Jeferson Araújo Silva em uma campanha para promover discussões pedagógicas entre 44 mil professores espalhados pelo Brasil, capacitados para o uso dos recursos disponíveis para agregar ao seu plano de aula.

Jeferson, que leciona na EMEB MINISTRO MARCOS FREIRE, observa que, por meio do trabalho com a metodologia da Mind Lab e envolvendo os métodos metacognitivos, podemos ajudar a melhorar o relacionamento dos estudantes com seus colegas e também a se conhecer melhor. “Esses métodos geram momentos de reflexão muito ricos, que ajudam na formação dos estudantes de maneira integral”, destaca.

O professor tem um papel essencial para alavancar os benefícios da inclusão da metodologia no dia a dia das escolas. A partir de atividades associadas a métodos de organização do pensamento, os educadores utilizam jogos de raciocínio para estimular reflexões do alunos, e contribuir com o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e ético.

Desde 2022, a Mind Lab apoia a proposta de trabalho da Secretaria de Educação por meio do Programa MenteInvoadora, beneficiando 4.133 alunos da rede pública de 18 escolas de Olinda. Partindo da capacitação constante de 72 professores, a Mind Lab disponibiliza conteúdos alinhados com a nova BNCC- Base Nacional Comum Curricular, que agregam à prática pedagógica e auxiliam na aprendizagem integral dos alunos de forma colaborativa. Entre os recursos incluídos estão kits de jogos de raciocínio e livros orientadores.

A Mind Lab

A Mind Lab colabora com redes públicas e privadas de ensino no enfrentamento do cenário de desigualdade educacional e geração de renda. Desde sua fundação no Brasil, em 2009, capacitou 200 mil professores para aplicação de suas metodologias em mais de 17 estados brasileiros, impactando diretamente 7,3 milhões alunos e familiares. Atualmente atua junto a redes dos Estados de Alagoas, Acre, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.