“Voz para todos” é direcionado para pessoas com necessidade complexa de comunicação
A Educação Especial/CENEETI, junto com a Clarear Fonoaudiologia, esteve no evento-teste do The Town – festival de música que vai ocorrer entre 2 e 10 de setembro, em São Paulo – para apresentar o projeto de mapeamento e acessibilidade com pranchas de comunicação suplementar aumentativa (CSA) voltado para pessoas com necessidade complexa de comunicação (NCC).
“Apresentamos o nosso projeto “Voz Para Todos” para o responsável pela acessibilidade do evento e trouxemos vários adolescentes e adultos fazendo o uso do comunicador em baixa e alta tecnologia. Se tudo der certo, estaremos com a CSA no Rock In Rio 2024”, explica Lidieri Barros, psicopedagoga especialista em educação inclusiva e CEO da Educação Especial PE/CENEETI.
A comunicação alternativa é uma área destinada à ampliação de habilidades de comunicação para pessoas com deficiência. Ela é fundamental para trabalhar as necessidades de cada pessoa com deficiência, melhorando a sua qualidade de vida e desenvolvendo a sua autonomia.
Estiveram presentes o educador social Alex Duarte; a CEO da Clarear Fonoaudiologia e pioneira do método POOD no Brasil, Alessandra BUOSI; a fonoaudióloga Lilian Tabosa e Lidieri Barros, representando a Educação Especial PE/CENEETI.
Sobre Educação Especial PE/CENEETI – O Centro de Excelência em Educação e Terapias Integradas tem como objetivo atender e alfabetizar crianças, adolescentes e adultos com dificuldades, distúrbios ou transtornos de aprendizagem, com síndromes genéticas e neurológicas, focando na aprendizagem, mas também considerando o aluno como um todo, em seu dia a dia e suas relações, com um trabalho transdisciplinar, agregando todas as terapias em um único lugar. É o primeiro centro educacional a trabalhar com Terapia Assistida por Animais (TAA) de Pernambuco. Ele fica localizado na Rua Pasteur, 220, bairro Universitário. Já a sede da Educação Especial PE fica localizada na Rua Pio IX, 430, bairro da Torre, no Recife.