Curso de três meses é destinado a jovens entre 17 e 23 anos de comunidades do Recife e da Região Metropolitana
Estão abertas até o dia 31 de agosto as inscrições para o curso de formação Jovens Brincantes – Iniciação à Palhaçaria, oferecido pela Escola Doutores da Alegria no Recife. O curso, voltado para jovens entre 17 e 23 anos, moradores de comunidades do Recife e da Região Metropolitana, é estruturado a partir de dois eixos: a iniciação à palhaçaria e às brincadeiras populares, como cavalo-marinho e caboclinho.
Esse é o primeiro curso voltado ao público em situação de vulnerabilidade social ofertado pela unidade Recife da associação Doutores da Alegria, que comemora 20 anos de atuação na cidade no próximo mês de setembro. Ao longo das duas últimas décadas, o elenco pernambucano focou seus esforços principalmente no programa de visitas aos hospitais e na criação artística. Atualmente, cinco unidades de saúde – Hospital da Restauração, Barão de Lucena, Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Procape e Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) – recebem a visita de uma dupla de artistas duas vezes por semana, o ano inteiro.
“Sentimos a necessidade de ampliar a nossa atuação, que relaciona as áreas da saúde, da cultura, da assistência social e da educação. Esse é um curso de três meses, um projeto piloto, que vai nos ajudar a entender mais profundamente quais as demandas na formação artística desses jovens”, explica Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife dos Doutores da Alegria.
A coordenação pedagógica do curso é de Arilson Lopes em parceria com Luciano Pontes, palhaço do elenco, ator, escritor e tutor do curso de formação no Recife. Ao longo dos três meses de curso, os alunos serão acompanhados pela assistente social Aline Nascimento.
Em São Paulo, a Escola Doutores da Alegria mantém o Programa de Formação de Palhaço para Jovens há 19 anos; o programa, que é uma formação de dois anos, inspirou a elaboração do curso no Recife.
“Por enquanto, a nossa intenção não é formar palhaços profissionais, mas fomentar a formação artística a partir do estudo, da pesquisa, do treino e da criação, estimulando esses jovens com aulas e práticas de movimento, sonoridades e habilidades cômicas e circenses”, acrescenta Luciano Pontes. O curso não está relacionado à seleção de palhaços para o elenco.
São 25 vagas disponibilizadas e os alunos selecionados vão receber uma bolsa-auxílio de R$ 462 para colaborar com as despesas de transporte e alimentação. Doutores da Alegria incentiva a inscrição de pessoas negras, indígenas, pessoas transgênero, com deficiência e pessoas pertencentes à comunidade LGBTQUIAPN+.
As aulas serão às segundas, quartas e sextas, das 8h às 12h, no Compaz Miguel Arraes (Avenida Caxangá, 653, Madalena). Além dos artistas do elenco dos Doutores da Alegria, profissionais e artistas de áreas diversas serão convidados para integrar o curso como professores.
Critérios de seleção – Para participar do curso Jovens Brincantes – Iniciação à Palhaçaria é preciso ter entre 17 e 23 anos; residir no Recife ou Região Metropolitana; ter renda per capta de até R$ 660 ou renda familiar de até três salários-mínimos; ter concluído o ensino fundamental ou estar matriculado na rede pública de ensino; e ter disponibilidade para se dedicar às aulas nos períodos propostos.
Os interessados devem mandar currículo e carta de intenção, respondendo porque deseja participar do curso por e-mail ([email protected]) ou pelos Correios (Rua Dona Maria César, 170, sala 201-B, edifício Luciano Costa, Recife Antigo, Cep, 50030-140) até o dia 31 de agosto.
No dia 8 de setembro, será divulgada uma lista com os pré-selecionados para o curso; entre 11 e 14 de setembro, eles vão participar de oficinas e entrevistas; e, no dia 15 de setembro, o resultado será divulgado;
As aulas vão de 25 de setembro a 15 de dezembro.
Curso de formação Jovens Brincantes – Iniciação à Palhaçaria
Inscrições: Até 31 de agosto, por e-mail ou pelos correios
Público-alvo: Jovens entre 17 e 23 anos em situação de vulnerabilidade social
Quanto: Gratuito
Informações: no site doutoresdaalegria.org.br ou pelos telefones (81) 3466-2373 | (81) 3463-0866.
Doutores da Alegria – Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.
Desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo e Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.
Como ajudar na manutenção da associação Doutores da Alegria? – O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal.
Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Para contribuir com a manutenção do trabalho, basta acessar o site www.doar.doutoresdaalegria.org.br/ajude .