Um dos grandes nomes da cena experimental carioca, o produtor e músico Eduardo Manso lança seu novo álbum “Cumulonimbus” junto do clipe “Cb”. A temática do disco gira em torno da noção de repetição, permitindo que sutilezas e minúcias venham à tona por meio da recorrência de sons e movimentos. O lançamento é do selo QTV, do qual o artista foi um dos fundadores.

Ouça “Cumulonimbus” no Bandcamp do selo: https://qtvlabel.bandcamp.com/album/qtv063-cumulonimbus

Assista ao clipe “Cb”: https://youtu.be/tTgBw8zr1Ww

Ouça “Cumulonimbus”: https://onerpm.link/Cumulonimbus

Eduardo conta na sua trajetória projetos como Rabotnik, Binário, Bemônio e Meia Banda, além de créditos de produção de artistas renomados como Ava Rocha, Negro Leo, Bruno Schiavo, Tono, entre outros. O processo de concepção das quatro primeiras faixas teve início com experimentos realizados em um sintetizador Arp Odyssey, acompanhado por um sequenciador, cujas explorações foram capturadas por um gravador portátil. A seguir, esse processo solitário se tornou uma criação colaborativa.

“Em seguida esse material foi levado para o estúdio onde foram feitos overdubs de extensas camadas de guitarra e sintetizadores. Os arranjos foram criados a partir da edição desse material, e por fim somou-se a bateria de Marcelo Callado. Já a faixa que fecha o disco, “Tabernanthe Iboga”, remete ao processo do primeiro disco, Propofol, utilizando camadas de guitarra como base. Dessa vez, temos a presença das vozes potentes de Ava Rocha e Nana Carneiro da Cunha”, conta o artista, que se inspirou em influências como krautrock, música ritualística e a inovadora banda Heldon, pioneira na fusão de elementos eletrônicos e orgânicos..

QTV é um selo que tem a música como elemento central para promover articulações com diferentes áreas de experimentação artística, em especial o design, o audiovisual e a performance. Criado em 2014 no Rio de Janeiro, a label já lançou mais de 50 álbuns de artistas brasileiros e internacionais e produziu shows e festivais no Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Nova Iorque.  Entre seus lançamentos laureados está “Delta Estácio Blues”, de Juçara Marçal. A sua proposta é reunir e amplificar as vozes de uma nova geração de artistas interessados em inventar procedimentos renovadores do campo da arte, conectando-os através de uma dinâmica colaborativa. 

Crédito: Carolina Amorim

Ficha técnica

1 – Cb 

2 – Haar

3 – Petrichor 

4 – Derecho 

5 – Tabernanthe Iboga 

Eduardo Manso – sintetizadores, guitarras, samples, harmonium, órgão 

com:

Marcelo Callado – bateria nas faixas 1, 2, 3 e 4

Ava Rocha, Nana Carneiro da Cunha e Uma – vozes na faixa 5

Produzido por Eduardo Manso 

Gravado e mixado por Eduardo Manso e Fabiano França 

Masterizado por Fabiano França 

Arte por Lucas Pires 

Video: João Pedro Faro

Fotos: Carolina Amorim

Produção geral: QTV Selo (Mariana Mansur, Luan Correia e Bernardo Oliveira)