O Museu do Futebol segue com uma extensa programação em seus fins de semana. Além da tradicional visita às exposições internas, o Museu traz atividades gratuitas e ao livre para toda a família

Neste fim de semana, 12 e 13 de agosto, motivos não faltam para uma visita ao Museu do Futebol, que estende sua programação ao ar livre. A equipe do Educativo do Museu do Futebol vai levar até a Praça Charles Miller brincadeiras e atividades gratuitas, que incluem o jogo Mundo das Copas – Futebol de Mulheres e até uma oficina de bumerangueLocalizado no Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

No sábado (12) a dica é se programar para ir até a praça Charles Miller, para entender um pouco mais da importância da Copa Feminina e aprender de forma divertida. A partir das 11h vai rolar o jogo de adivinhação Mundo das Copas – Futebol de Mulheres, que promete utilizar números curiosos referentes às Copas do Mundo para compreender a dimensão deste evento.

Na parte da tarde, das 14h às 15h30, o nome da atividade é Que Rango é Esse? Neste jogo o público é convidado a adivinhar, a partir de dicas, qual prato do mundo da bola os educadores estão falando. 

No domingo a brincadeira se repete, só que na parte da manhã, das 11h às 12h30. À tarde sai a bola de futebol e entra algo diferente, talvez pouco conhecido pelas crianças: a Oficina de Bumerangue, que é um objeto de arremesso criado para voltar ao ponto de origem. Embora não haja consenso sobre a origem dos bumerangues, nem sobre para o que serviam, uma coisa é certa: a maior quantidade de indícios do uso desses objetos foi encontrada na Austrália, o que tornou o país conhecido como “o país do bumerangue”. A brincadeira vai das 14h às 15h30.

ÚLTIMAS SEMANAS DA EXPOSIÇÃO RAINHAS DE COPAS 

E após participar das atividades ao ar livre, o público poderá conferir as últimas semanas da exposição Rainhas de Copas, que celebra e conta toda a trajetória do futebol feminino.

CHUTEIRA PARA TODAS  

Que tal pegar aquela chuteira em bom estado e que você não está usando mais para beneficiar dois projetos sociais e um time de várzea que trabalham com mulheres na periferia de São Paulo? Visitantes que trouxerem um calçado para doar, ganham entrada grátis no Museu do Futebol.

 PATROCINADORES E PARCEIROS  

Museu do Futebol  

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e já recebeu mais de quatro milhões de visitantes. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.

A Temporada 2023 do Museu do Futebol conta com o patrocínio máster do Banco Bmg. São patrocinadores: Goodyear, Rede, Sabesp, Cabot e Farmacêutica EMS. Conta ainda com o apoio do Mercado Livre e com as empresas parceiras Evonik Brasil e Banco Safra. São parceiros por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Braskem, Pinheiro Neto Advogados e TCL. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize, JCDecaux e Helloo são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Rainhas de Copas fica em cartaz até 27 de agosto e conta com o Patrocínio Máster do Banco Bmg, com o Patrocínio da Goodyear, da Rede e da Sabesp; e com o Apoio da Farmacêutica EMS e do Mercado Livre – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.