Complexo de equipamentos do Porto Novo Recife avança com obras e alinha com a Prefeitura do Recife soluções de urbanismo para o entorno, no Bairro de São José
As obras do Porto Novo Recife foram visitadas, no fim da tarde de ontem (quarta-feira, 19), pelo secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital da Prefeitura do Recife, Paulo Matos, pela chefe do gabinete do centro histórico do Recife, Ana Paula Vilação, e pelo chefe de gabinete da PCR, Victor Marques. O trio foi recebido pelo diretor do Porto Novo Recife e sócio da Maxxima Empreendimentos – uma das empresas investidoras do projeto -, Romero Maranhão, e do diretor da Tecla, Rogério Castro, que comanda as obras de engenharia.
O objetivo da visita foi conferir o avanço da construção dos três equipamentos do complexo: a Recife Marina, o Novotel Recife Marina e o Centro de Convenções do Porto Novo Recife. Já em fase de acabamento e com construção em ritmo acelerado, o hotel, seus restaurantes e os píeres para atracação de barcos devem iniciar a operação ainda em 2023.
A visita ainda serviu para avaliar alternativas de beneficiamento e requalificação do entorno, que deve ser totalmente transformado e contemplado com nova infraestrutura, acessos, jardins e outros recursos de gentilezas urbanas. O complexo Porto Novo Recife é o principal projeto do “Recentro”, que promete dar vida nova à capital pernambucana, com um grande salto na valorização e paisagem urbana do Bairro de São José e do Cais de Santa Rita.
“Os últimos dias têm sido muito produtivos. Estamos trabalhando incansavelmente neste projeto desde 2013 e esse momento de finalização, de concentrar esforços para ver o sonho se concretizar, é muito gratificante. Não temos dúvidas que o complexo Porto Novo Recife será o marco de um novo tempo em nossa cidade”, desctou Romero Maranhão Filho.
Projeto Porto Novo Recife – Trata-se de um complexo multiuso focado na revitalização e reurbanização do Bairro do Recife e que demandará investimentos da ordem de 200 milhões de reais. O complexo terá um centro convenções com área de 8 mil m² e capacidade para receber cerca de sete mil pessoas, o Novotel Recife Marina, com 300 apartamentos, que será operado pela rede francesa Accor e a Recife Marina, de classe internacional com capacidade para atracação de 200 embarcações. O centro hoteleiro tem arrojado projeto arquitetônico assinado pelo arquiteto Jerônimo Cunha Lima e uma área de lazer completa no rooftop, com academia de ginástica, spa, piscina e um charmoso restaurante.
O complexo é de responsabilidade da iniciativa privada, por meio da Incorporadora Porto Novo Recife, formada pelo consórcio de quatro empresas pernambucanas: Máxxima Empreendimentos, GL Empreendimentos, Excelsior Seguros e Hima Participações.