Ter um bichinho de estimação em casa promove benefícios e gera a sensação de bem-estar e felicidade 

Pequeno ou de grande porte, os pets vêm compondo ainda mais os lares de diversas famílias brasileiras. Ter um animal de estimação em casa promove diversos benefícios como: ajuda a reduzir o estresse, a superar o luto, faz bem ao coração, alivia a solidão, dentre outros. 

De acordo com o psicólogo e professor do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Aluísio Soares, ter um pet aumenta o bem-estar físico, mental, psicológico e emocional. “A qualidade de vida do tutor aumenta devido às relações que são estabelecidas com o animal de estimação, gerando sentimentos positivos, que aparecem em razão da produção do neurotransmissor chamado serotonina, que produz sensação de bem-estar e felicidade”, informa.

O especialista reforça que não há contraindicações para adotar um pet. “Em sua grande maioria, não existem contraindicações na convivência de um animal de estimação com as pessoas. O bem-estar e a sensação de pertencer e cuidar, são fatores muito presentes nestas relações. O que pode acontecer são algumas pessoas não se identificarem com esta rotina de vida ou até mesmo preferirem outros tipos de animais para convivência, ou até mesmo não preferirem animais”, ressalta.

Além disso, ter um animal de estimação em casa, também,  estimula uma rotina mais organizada e saudável, devido a responsabilidade de cuidar do animalzinho, dedicando tempo com a alimentação e passeios.  Com isso, o tutor transforma a rotina, que poderia estar em uma situação mais triste ou sem sentido. A organização, rotina e bem-estar, são questões evidenciadas nas relações estabelecidas com os pets.