Apresentação da peça Presepada de São João será neste domingo (2), às 16h, na Avenida Rio Branco

Ninguém quer se despedir do São João! Neste domingo, 2 de julho, os Doutores da Alegria vão apresentar o espetáculo Presepada de São João no Novo Arraial da Rio Branco, no Bairro do Recife, às 16h. A sessão aberta ao público faz parte da programação junina da Prefeitura do Recife.

Neste mês de junho, o espetáculo foi apresentado nos hospitais atendidos pelo grupo no Recife: Imip, Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Procape, Hospital da Restauração e Hospital Barão de Lucena. Além disso, a peça foi vista por crianças de escolas públicas no Teatro do Parque e pelo público do Parque das Graças.

“Montamos um espetáculo que celebra o São João, essa festa tão importante para o Nordeste e para o Brasil, e quando fazemos apresentações fora dos hospitais, conseguimos mostrar um pouquinho como é o nosso trabalho nas alas pediátricas”, diz Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife dos Doutores da Alegria, autor do folheto de cordel que deu origem à peça e diretor do espetáculo.

A peça Presepada de São João é baseada no cordel “A peleja do noivo que tentou enganar a noiva na festa de São João ou vice e versa”. O folheto foi escrito por Arilson Lopes, que também assina a direção da peça. A assistência de direção é de Marcelo Oliveira.

No espetáculo. Dr. Gonda (Tiago Gondim), um noivo frouxo, foge do casamento com Dra. Muskyta (Olga Ferrario) por medo do pai dela, que é um cabra valente, Dr. Micolino Lampião (Marcelino Dias). Quem tenta ajudar a desfazer a confusão são os fuxiqueiros: Dra. Baju (Juliana de Almeida) e Dr. Wago (Wagner Montenegro). Os santos juninos também estão todos participando da presepada: Santo Antônio é Dr. Lui (Luciano Pontes); Dr. Eu_Zébio (Fábio Caio), São João; e Dr. Dud Grud (Eduardo Filho), São Pedro. Há ainda um convidado especial, o músico Damião Mota, que se transformou em São “Foneiro”.

Presepada de São João, dos Doutores da Alegria

Quando: 02/07, domingo, às 16h, no Novo Arraial da Rio Branco (Avenida Rio Branco, Bairro do Recife)

Quanto: Gratuito

Doutores da Alegria – Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.

Desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo e Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.

Como ajudar na manutenção da associação Doutores da Alegria? – O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal.

Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Para contribuir com a manutenção do trabalho, basta acessar o site www.doar.doutoresdaalegria.org.br/ajude .