Em Pernambuco, as perspectivas para o Dia dos Namorados são otimistas. É o que comprova a mais recente pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel em PE). Entre os dias 24 e 31 de maio, a entidade realizou um levantamento sobre a situação econômica do setor de alimentação fora do lar, ouvindo empresários pernambucanos para avaliar o desempenho econômico dos estabelecimentos em abril e as expectativas de faturamento para o Dia dos Namorados.
De acordo com os resultados, 85% dos empresários esperam aumentar o faturamento na data comemorativa em comparação com a mesma data do ano anterior. Mais de 4 em cada 5 empresários (80%) acreditam em uma melhora no faturamento, sendo que para 64% deles, o aumento esperado é de até 30%.
Em relação ao desempenho das empresas no mês de abril, 21% dos estabelecimentos tiveram prejuízo. O número totalizado em abril foi menor em comparação a março, com uma queda de 7% em relação ao mês anterior. Por outro lado, 38% das empresas tiveram lucro e 39% trabalharam em equilíbrio financeiro. 2% não responderam ou a empresa não existia em abril.
“Os bares e restaurantes estão otimistas com o Dia dos Namorados, especialmente porque a data cai em uma segunda-feira. Isso é ótimo porque normalmente as segundas são mais tranquilas para esses estabelecimentos. Segundo nossa pesquisa, a expectativa é que o faturamento supere o do ano passado. Além disso, houve uma melhora econômica em abril, com menos estabelecimentos registrando prejuízo em comparação a março. No entanto, é importante continuar apoiando programas de auxílio e buscar a inclusão de mais estabelecimentos para impulsionar ainda mais o setor”, comenta Tony Sousa, presidente da Abrasel em Pernambuco.