Iniciativa do Instituto Votorantim e da CBA visa impulsionar transformações na educação pública por meio da mobilização social e qualificação da gestão educacional

O programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), iniciativa do Instituto Votorantim e da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), deu início às atividades do terceiro ano do projeto em Itapissuma (PE), na Região Metropolitana do Recife. Atualmente, o PVE beneficia mais de 4 mil alunos, oriundos de 15 escolas da rede municipal de Itapissuma, o que representa um impacto de 100% da rede. O objetivo do programa é contribuir para a melhoria da educação pública por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional e escolar.

O PVE é organizado em quatro ciclos de ações. O programa iniciou o primeiro ciclo de 2023 no final de abril, com a elaboração de um plano de ação focado em identificar os pontos de atuação do programa ao longo do ano e as competências profissionais a serem desenvolvidas. “A continuidade do PVE em Itapissuma é fundamental para contribuirmos com a evolução da educação no município onde estamos inseridos. O envolvimento da CBA, da Prefeitura de Itapissuma e da comunidade é a chave para conseguirmos avançar no aprimoramento da gestão pública da educação, gerando benefícios para os alunos e, consequentemente, para o desenvolvimento da cidade”, destaca Fábio Borchardt, gerente geral de operações da CBA Itapissuma.

O plano de ação elaborado no primeiro ciclo também prevê atividades de discussão para mapear as oportunidades educacionais no município e montar um planejamento robusto e integrado com a matriz de competências dos profissionais.

Após duas edições completas e de sucesso do Programa PVE, o município de Itapissuma já está amadurecido e caminha para a consolidação de várias práticas. De acordo com o Secretário de Educação da Prefeitura de Itapissuma, Jesanias Rodrigues, o PVE é importante por auxiliar e acompanhar a sistematização de ações que ajudam a manter a qualidade da educação no município. “O programa promove o avanço nos processos de ensino e aprendizagem. Para este terceiro ano, temos como expectativas a consolidação das práticas educativas planejadas, dando suporte às ações das Escolas, assim como a contribuição com novas propostas para o trabalho de coordenação e de gestão escolar. Um outro ponto seria a proposta de ações efetivas para o engajamento social”, afirma.

Reconhecimento
Em 2021, Itapissuma foi um dos quatro municípios vencedores do Prêmio PVE, iniciativa do Instituto Votorantim que reconheceu iniciativas que, de algum modo, contribuíram para transformar a realidade das redes de educação municipais que participam do programa. Logo em seu primeiro ano de participação no PVE, a cidade pernambucana foi a grande vencedora na categoria “Mentoria de Educação Financeira”.

Sobre o PVE
Criado em 2008, o PVE atua em três frentes: Gestão Educacional, Gestão Escolar e Mobilização Social. Para o fortalecimento da gestão, o programa contribui diretamente para a qualificação da oferta de ensino. As ações buscam o desenvolvimento de competências profissionais de técnicos das secretarias de Educação, gestores educacionais e escolares.

O programa busca reforçar a cultura de formação continuada de profissionais de educação como um todo. Em mobilização social, o foco é o engajamento da comunidade, visando o aumento da participação local nas demandas por uma educação de qualidade. São utilizadas ferramentas que aproximam as famílias das escolas, incentivando e fortalecendo os conselhos escolares e estimulando o protagonismo infantil.

Sobre a CBA
Desde 1955, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio – atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida através de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.

Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3. Com receita líquida de R$ 8,4 bilhões em 2021 e R$ 1,5 bilhão de EBTDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceria com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade.

Quer saber mais? Acesse www.ri.cba.com.br