O espaço começa a funcionar em soft opening a partir desta quarta-feira, com abertura oficial para convidados na próxima quinta-feira (18.05)
A Casa Zero, primeiro shopping sociocultural de criatividade, inovação e conexão do Brasil, ganha a sua primeira loja-âncora. É uma unidade de apoio oficial aos turistas da Oficina Francisco Brennand. No local, o público encontra peças de cerâmica produzidas por uma equipe de mestres, oleiros e decoradores, muitos deles antigos parceiros do artista, que reproduzem com fidelidade as técnicas, cores e desenhos originalmente utilizados em sua obra. O espaço começa a funcionar em soft opening a partir desta semana. A abertura será celebrada com pequeno evento na próxima quinta-feira, dia 18.
“Como uma casa que que tem a cultura como um de seus pilares, ter unidade e apoio de comercialização das peças de Brennand na Casa Zero é uma conquista significativa para a cena cultural no Bairro do Recife”, afirma Túlio Muniz, gestor da Casa Zero. “Estamos entusiasmados com a possibilidade de os turistas visitarem o Parque das Esculturas e, ao saírem, saberem exatamente onde podem adquirir uma obra de arte para uso pessoal ou para presentear alguém especial”.
Túlio também destaca que a parceria contribui para o aumento do fluxo de turistas na Casa Zero e na Rua do Bom Jesus, fortalecendo ainda mais o turismo e a economia local. “Além disso, estamos ansiosos para oferecer aos visitantes a oportunidade de apreciar e conhecer o trabalho do Brennand em primeira mão, tornando a Casa Zero um destino cultural obrigatório para todos os que visitam o bairro”, comenta.
“É como um núcleo de conexão entre o Parque das Esculturas e o Museu. Além da venda de cerâmicas, é um ponto de apoio para oferecer informações a turistas e visitantes sobre a Oficina, que também continua a vender peças na sede oficial e na internet. São produtos únicos, feitos à mão, com riqueza artística, beleza plástica e durabilidade”, detalha Marcos Baptista.
A venda dos produtos não terá fins lucrativos, mas ajuda a manter a Oficina em funcionamento com atividades culturais e educativas. Além de criar obras de arte, Francisco Brennand compreendia a produção de objetos utilitários artesanais como parte de seu trabalho autoral. O processo artesanal, a partir da iconografia e técnicas criadas pelo artista, torna as peças únicas. Entre os produtos à venda, estão vasos, louças, jarras, garrafas, fruteiras, bandejas, cumbucas e cachepôs, além de acessórios, objetos especiais e os famosos ovos de cerâmica decorado com os desenhos do mestre ceramista. A unidade na Casa Zero funcionará de terça a sábado, das 12h às 18h, inclusive com vendas de ingressos para o museu da Várzea no local.
Nascido em 1927, Francisco Brennand viveu durante 92 anos e produziu uma vasta obra de estilo próprio, consagrada no Brasil e no exterior. Aberta ao público de terça a domingo, a Oficina é um lugar projetado pelo artista pernambucano para ser seu atelier e apresentar suas obras de arte.
Sobre a Casa Zero
A Casa Zero foi inaugurada no dia 15 de setembro de 2022. É o primeiro shopping sociocultural do Brasil e integra a Rede Muda Mundo, ecossistema de inovação social e engajamento cívico do Brasil. O principal propósito do espaço é a transformação do território, o marco zero de uma nova história para o Centro Histórico do Recife. Além do empreendedorismo social, ela tem mais cinco pilares de atuação: educação, cultura, inovação, impacto social e engajamento e voluntariado. Juntas, nesse mesmo prédio, sociedade civil, iniciativas sociais, empresas e poder público têm a oportunidade de interagir, crescer, compartilhar e criar uma rede de relacionamentos.
O local conta com ambientes distribuídos em quatro pavimentos do sobrado. Assim, as iniciativas sociais e as pessoas físicas e jurídicas, através de agendamento prévio, podem dispor de espaços apropriados para a realização de oficinas, workshops, reuniões e eventos. A Casa Zero é equipada com cozinha gourmet, coworking, biblioteca, sala de inovação, estúdios de fotos, vídeos e podcasts, entre outros.
Serviço
Loja da Oficina Francisco Brennand na Casa Zero
Aberta de terça a domingo a partir desta quinta, 10 de maio
Rua do Bom Jesus, 237, Bairro do Recife