Depois de chamar atenção com seu rock caipira unido ao dreampop, a Duo Chipa está de volta com “Epocler Baby”, uma canção que aponta novos caminhos sonoros para o trabalho de Audria Lucas e cleozinhu. O single ganha um clipe onde o balcão de um bar vira um apoio emocional para uma personagem perdida em si mesma.
Assista ao clipe “Epocler Baby”: https://youtu.be/lMhuAK8QmFI
Ouça “Epocler Baby”: http://tratore.ffm.to/epocler
Este é o primeiro trago de “Doses da Paixão”, um novo EP onde a Duo Chipa trará quatro canções inéditas. O lançamento irá oferecer novos tons para a musicalidade da dupla, que agora mergulha em faixas brega-românticas com uma roupagem contemporânea e alternativa. Com “Epocler Baby”, Duo Chipa reforça a sua conexão paulistana e sul-matogrossense. Além de somar as origens de cleozinhu e Audria, no novo single eles contam com a composição de Bo Loro.
A interpretação tem uma verve tragicômica que ecoa Angela Ro Ro, porém incorporando elementos do dreampop, com timbres etéreos e elementos em loop. Algumas das influências para o arranjo vieram de estéticas diversas: de Roberta de Razão e Odair José a Beach House e Velvet Underground.
O clipe acompanha a “Epocler Baby” em uma tarde alcoólica. Solitária no bar, ela contempla uma paisagem familiar: “biritas” de procedência duvidosa dividem espaço com rótulos conhecidos, entre calendários passados e alertas de uso do cigarro. Nada parece importar para essa personagem de maquiagem espessa como uma máscara e fígado de ferro.
“Epocler Baby” é um prenúncio das múltiplas “Doses da Paixão” que será o EP da Duo Chipa, onde os músicos contam com a contribuição do baixista e guitarrista Rafael Omar. Corumbaense transitando na cidade de São Paulo, ele atua nos shows da banda e em outros projetos de hip-hop e rock alternativo.
Como Audria Lucas e cleozinhu moram juntos, o modo de gravação foi totalmente caseiro e independente, captando vozes e instrumentos no meio da sala de casa. Os timbres de sintetizador e das batidas são de um teclado Casio CTK, e as guitarras foram feitas com uma Gianinni SuperSonic dos anos 80, completando a aura íntima e intimista do registro.
O single e clipe abrem caminho para uma nova fase do projeto. Embora tenha estreado sua discografia apenas em 2020, desde 2016 os músicos experimentam com gravações analógicas e o uso de elementos como a fita cassete para criar uma vibração ao mesmo tempo nostálgica e moderna. Com o rock caipira no seu DNA, o duo une guitarras e violões a drum machines tocadas a mão e samples que ornam de forma sincera seus delírios líricos.
Depois de vários singles, veio uma impressionante sequência de lançamentos: o disco de estreia “Toada Audaciosa” (2020), o EP “DURA” (2021) e o segundo álbum, “Causos de Matuta” (2022). Agora, o Duo Chipa está pronto para seu próximo passo, com “Epocler Baby” anunciando suas novas explorações sonoras. O single já está disponível para streaming e o clipe, no canal de YouTube da banda.
Crédito: Julia Amorim
Ficha técnica
Composição da Epocler Baby: Bo loro
Guitarras: Rafael Omar e cleozinhu
Baterias, percussões e synths: cleozinhu
Vozes: Audria Lucas e cleozinhu
Baterias, percussões e synths: cleozinhu
Baixos: Rafael Omar
Arranjo, interpretação, captação e mixagem: Duo Chipa
Masterização: Guilherme Chiappetta
Arte da capa: Lieda Jisu
Ficha técnica do clipe de Epocler Baby:
Concepção: Duo Chipa
Direção: Yuri Renó
Câmeras: Yuri Renó e Liu
Atuação: Lieda Jisu
Locação: Bar e Adega José Salvador
Letra
Em qualquer lugar você vai encontrar
Uma garota e sua garrafa
De pinga na mão
E um coração
Maltratado por boy lixo
Sempre no balcão ela bebe o que vier
Coitado do fígado dessa mulher
Do mais barato
Ao mais refinado
Vai gastando grana
Não sobra um centavo
Lady litrão me de sua mão
E vamos fugir para o banheiro mais próximo
Reduzir nossas ilusões a pó
Epocler baby
Sempre pode ser pior
Epocler baby Eplocler baby
Você não está só
Epocler baby Epocler baby
Sempre pode ser pior
Epocler baby Epocler baby
Você não está só
Acompanhe a Duo Chipa: