Evento acontece no dia 05 de maio, no Centro de Eventos Recife, na Imbiribeira, com ingressos solidários
Pernambuco receberá o 1° Simpósio Internacional de Avaliação na Formação das Profissões da Saúde, que acontecerá no dia 05 de maio, no Centro de Eventos Recife, na Imbiribeira. Será das 8h30 às 17h30, com realização da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e do Centro Universidade Christus, de Fortaleza. O encontro contará com participações, entre outros palestrantes, de José Miguel Pêgo, da Universidade do Minho, de Portugal, e Adolfo Ignácio Calderón, da PUC, de Campinas.
“A formação de profissionais de saúde requer abordagens amplas de conhecimentos, habilidades e atitudes, que juntos alicerçam as competências necessárias para sua atuação ao término do curso. Tomada de decisão baseada em evidências científicas, uso da tecnologia, aspectos éticos, e compreensão do cuidado com o outro e o cuidar de si, devem estar presentes nessa formação”, explicou Taciana Duque, responsável pela organização do evento.
“O processo de ensino e aprendizagem deve provocar mudança de atitude qualificando a atuação profissional. A avaliação através dos seus instrumentos e estratégias ocupa importante papel no percurso de formação do profissional de saúde”, acrescentou Duque.
INSCRIÇÕES SOLIDÁRIAS
O simpósio tem como público-alvo professores, pesquisadores profissionais e estudantes da área da saúde, mas qualquer pessoa pode participar. Os interessados devem se inscrever através do site da Faculdade Pernambucana de Saúde. As entradas custam R$ 30, e todo valor arrecadado será doado para a ONG Omô Nilê Ogunjá, que fica no Ibura, Recife.
O coletivo tem como missão fomentar ações que valorizem a cultura afro-brasileira com o intuito de promover políticas afirmativas, fortalecendo a identidade étnico-racial por meio da arte do afoxé no âmbito nacional e internacional.
PROGRAMAÇÃO
Avaliação na formação das profissões da saúde – conhecendo a experiência da Universidade do Minho – Portugal
O teste de progresso – importância da avaliação longitudinal;
Avaliação formativa – possibilidades e desafios
A tecnologia aprimorando a avaliação
Reflexões sobre o ChatGPT;
Simulação e avaliação.