Assespro/PE, Porto Digital, Softex Pernambuco e Seprope apresentaram o Selo RH de Impacto com o objetivo de estimular empresas a recrutar jovens do Embarque Digital para certificar de que realizam ações das práticas ESG

O ecossistema de tecnologia, por meio da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação em Pernambuco (Assespro/PE) anunciou a criação de um novo selo para estimular a empregabilidade no setor. Por meio do Selo RH de Impacto, a certificação tem o objetivo de incentivar que empresas recrutem jovens do programa Embarque Digital, por meio de ações com impacto social positivo, através do ESG. 

O lançamento do selo aconteceu na manhã desta segunda-feira (3) no Cinema do Porto Digital. Na ocasião, jovens participantes do Embarque Digital falaram sobre suas experiências no programa; e 10 empresas parceiras receberam a certificação pelas práticas e inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Para ter acesso ao Selo, as empresas precisam ser parceiras de uma das entidades de tecnologia do ecossistema envolvidas, a Assespo/PE, Porto Digital, Softex Pernambuco e Seprope. Ao realizar ações com base nas práticas ESG (governança ambiental, social e corporativa) e recrutar os jovens do programa Embarque Digital, as empresas alcançam a certificação. 

Com o certificado, as empresas passam a ter acesso a alguns benefícios promovidos pelas entidades de representação do setor. Entre as vantagens, estão  uma seleção mais simples para recrutar jovens oriundos do Embarque Digital, consultorias, presença em eventos de relacionamento, entre outros benefícios. 

O Selo RH de Impacto tem a liderança também do Porto Digital, Softex Pernambuco e do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Pernambuco (Seprope). A iniciativa também tem o apoio da Associação Brasileira de Recursos Humanos em Pernambuco (ABRH/PE) e RECRUT.AI.

A iniciativa tem o intuito de impulsionar as ações de ESG, com o objetivo final de estimular a inclusão de jovens do programa Embarque Digital no mercado de trabalho. 

“Essa é uma iniciativa para atrair cada vez mais empresas para estarem no nosso ecossistema, realizando a empregabilidade por meio de um impacto social positivo. Por meio deste Selo as empresas conseguem maiores facilidades para recrutar pessoas, e ainda uma série de vantagens com o setor de tecnologia”, destacou a diretora da Assespro, Karol Branco.

Para o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, é importante que empresas estejam atentas a ações como essa para conseguir ter equipes sempre atualizadas. “Por meio desse incentivo nós conseguimos fazer com que as empresas possam recrutar novos profissionais e ainda incentivamos práticas como o ESG que é fundamental para o desenvolvimento”, disse.